A principal diferença entre esses dois óleos está na sua fluidez em baixas temperaturas. O 5w40 flui melhor no frio, oferecendo uma proteção mais rápida ao motor na partida. Já o 15w40 é um pouco mais grosso nessas condições, o que pode aumentar ligeiramente o desgaste nas primeiras rotações do motor em dias gelados.
Exemplo: Jamais troque um 5W40 por um 15W40. Isso poderá comprometer gravemente o funcionamento de seu motor, pela diferença de escoamento devido a viscosidade mais alta na partida à frio. Nunca use óleos mais finos que o recomendado para temperatura mais altas. Exemplo: Não troque um 10W40 por um 10W30.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Óleo sintético desenvolvido com a mais recente tecnologia para motores a gasolina e a diesel, exceto motores a diesel com filtro de partículas, que entrega excelente performance global.
Um aspecto importante na escolha entre um óleo 5w30 e um 15w40 é o impacto ambiental. Óleos com menor viscosidade, como o 5w30, geralmente oferecem maior eficiência de combustível, resultando em menos emissões de gases poluentes. Isso não apenas protege o ambiente mas também reduz o custo com combustível a longo prazo.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
O Óleo de Motor da marca Renault Motrio tem excelente qualidade e durabilidade, o preço é o mais baixo da categoria, além de ser fácil a instalação evitando qualquer dor de cabeça para você. Garanta já o Óleo de Motor da Motrio enquanto ainda há unidades disponíveis.
O que acontece se colocar óleo 15W40 no lugar do 5W30?
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Problemas específicos: Se o seu motor estiver apresentando algum problema, como, por exemplo, consumo excessivo de óleo ou ruídos estranhos, um mecânico poderá recomendar a troca do óleo por um com viscosidade diferente.
Qual óleo devo usar no motor com mais de 200 mil km?
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
O 5w40 flui melhor no frio, oferecendo uma proteção mais rápida ao motor na partida. Já o 15w40 é um pouco mais grosso nessas condições, o que pode aumentar ligeiramente o desgaste nas primeiras rotações do motor em dias gelados.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
A incompatibilidade entre dois lubrificantes pode provocar uma reação físico-química entre os óleos base (podendo-se formar duas fases ou degradando-se completamente) e/ou uma reação química entre os seus aditivos (podendo-se gerar depósitos). Nos dois casos, o lubrificante degrada-se.
* Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 7000 mil a 10000 mil KM, este tempo médio é determinado por que, cada veículo funciona em condições e lugares diferentes, por isso é necessário verificar sempre a viscosidade do Óleo.
O óleo 5w40, sendo mais espesso, é preferível em condições de alta temperatura ou carga pesada: Proteção em alta temperatura: Oferece uma película de óleo mais forte, protegendo melhor o motor sob alta carga ou temperatura.
Os óleos de viscosidade alta, como o 40W, são mais espessos e oferecem uma maior resistência ao fluxo. Eles são mais adequados para temperaturas de operação mais altas, onde é necessário uma melhor resistência à quebra do filme lubrificante.