Apesar de se alimentarem de sangue para sobreviver, os piolhos não têm preferência por um tipo específico de sangue, podendo infestar qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo!
Adultos não pegam piolho – Todas as pessoas podem ter pediculose em algum momento. No entanto, as crianças em idade escolar estão mais propensas por causa da proximidade com a qual convivem. Lavar o cabelo com mais frequência diminui o risco da contaminação – O piolho também gosta de fios limpos.
🩸🚫 Piolhos não têm preferência por tipos sanguíneos. Eles se adaptam a qualquer pessoa, fixando-se no cabelo e se alimentando do couro cabeludo. A PiolhoLess está aqui para cuidar de você e de sua família de maneira acolhedora e segura.
E se engana quem acha que a infestação tem qualquer rela- ção com o "sangue doce" ou à falta de higiene dos cabelos. Es- pecialistas alertam que as duas hipóteses não passam de mito e a aglomeração de pessoas ain- da é a principal responsável pe- la transmissão.
Contato: a pediculose da cabeça ocorre quando alguém com piolhos tem contato muito próximo com outras pessoas, o famoso “cabeça com cabeça”, ou divide lençóis de cama ou escova de cabelo.
Apesar de se alimentarem de sangue para sobreviver, os piolhos não têm preferência por um tipo específico de sangue, podendo infestar qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo!
Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.
✔ Citronela – É uma planta medicinal com propriedades repelentes para insetos, aromatizadora, bactericida e calmante. O aroma da citronela é um dos principais responsáveis por manter o afastamento dos parasitas.
O calor do secador e da chapinha, por exemplo, pode até matar os piolhos adultos, mas não tem efeito sobre as lêndeas, que vão eclodir em pouco tempo e reinfestar a cabeça da criança.
Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita.
Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. As crianças sofrem discriminação, ganham apelidos desagradáveis na escola, mas nosso papel é esclarecer que qualquer pessoa, independente de raça ou renda familiar, pode ser infestada.
Grande parte dos piolhos tem desenvolvido resistência ao tratamento mais comum contra esses insetos, a base dos inseticidas piretroides. A conclusão é de um estudo feito nos Estados Unidos e apresentado em um congresso da Sociedade Americana de Química em agosto.
✨ Apesar do que muitos pensam, os produtos químicos usados para alisar o cabelo não têm efeito contra esses parasitas. Na verdade, a progressiva não elimina nem previne o aparecimento de piolhos e lêndeas — eles podem sobreviver aos tratamentos químicos e continuar causando incômodo.
4. Mais comum na infância. A infestação por piolhos é mais comum em ambientes escolares, afetando crianças com idades entre 3 e 12 anos, especialmente as meninas, devido ao maior comprimento dos cabelos e ao compartilhamento de pentes ou escovas. As altas temperaturas também propiciam a proliferação dos piolhos.
Acredita-se que a origem do piolho seja africana. O parasito deve ter chegado e se estabelecido aqui por meio de migrações até mesmo antes dos colonizadores. É uma infecção pré-histórica brasileira, e o achado evidencia a dispersão dessa infecção.
A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.
Depois de remover o piolho, como o inseto deve ser morto e descartado? Após passar o pente fino, os piolhos e lêndeas retirados devem ser colocados em um recipiente de vidro com álcool líquido (teor 70%) ou na solução de vinagre. Eles não resistirão e irão morrer.
O cheiro desagradável aos parasitas, então, impedirá que eles apareçam novamente. Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação.
Embora precisem de um hospedeiro humano, os insetos também podem se alojar em objetos como travesseiros, cobertores, sofás, toucas, bonés, escovas de cabelo, toalhas, entre outros que tiveram contato com alguém nessa condição.
Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias. Pode ser utilizada por crianças com peso acima de 15 kg. Associar sulfametoxazol-trimetoprim (10 mg/kg/dia de trimetoprim, 2 vezes ao dia, por 10 dias) ao uso da permetrina 1%, aumentando a eficácia de 72% para 95%.
Em geral, é possível usar remédios como cremes ou loções com inseticidas piretróides, sabonetes criados para combater piolhos, uso de pente fino todos os dias e uma receita caseira com água e vinagre (misturados na mesma quantidade) para retirar os ovos.
Existem lêndeas mortas? A primeira coisa que queremos deixar claro é que as lêndeas mortas, geralmente, não existem. A principal razão pela qual dizemos que as lêndeas estão mortas, é porque as cápsulas delas permanecem no cabelo, mesmo após o nascimento dos piolhos.