A artrite reumatoide é uma doença progressiva e potencialmente perigosa, que além de comprometer as articulações pode causar complicações diversas em vários órgãos do corpo.
A doença de Behçet é um tipo grave de reumatismo, em que diversos órgãos são afetados. O sinal mais recorrente e que pode surgir antes de qualquer outro sintoma da doença são as aftas dolorosas em qualquer parte da boca.
Devido à inflamação e infecção, é possível notar sintomas como dor e inflamação nas articulações, assim como febre e cansaço. Além disso, o reumatismo no sangue, pode ainda afetar o sistema nervoso e até mesmo as válvulas cardíacas, prejudicando o funcionamento do coração.
É mais comum entre as mulheres e os seus principais sintomas são a dor e a rigidez nas articulações, especialmente durante a manhã. Além desses, podem ocorrer inchaço e vermelhidão local. Assim como o lúpus, a artrite reumatoide não tem cura.
Se, além da dor, houver uma persistência de calor, vermelhidão e dificuldade de movimento sem que tenha havido trauma, existe uma possibilidade do paciente ter um quadro de doença reumática. Em casos assim, a recomendação é que o paciente procure um médico especialista em reumatologia para tratar do problema1,4.
Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos.
As causas para as doenças articulares podem estar relacionadas a fatores genéticos, infecções virais e bacterianas, traumas, hábito de fumar e, inclusive, ao envelhecimento devido ao desgaste das cartilagens. Desta forma, as doenças reumáticas são muito mais comuns com o avançar da idade.
A prática de fazer atividades físicas é benéfica não só para a saúde em geral, como também auxilia no alívio das dores. Portanto, fazer exercícios é sim, indicado para pacientes com artrite reumatoide, e o repouso só deve ser considerado, quando houver situações onde o paciente esteja tendo uma crise da doença.
Uma dieta rica em gorduras e alimentos ultraprocessados pode piorar um quadro de doenças reumáticas, bem como agravar as que já existem. Já o excesso de carnes vermelhas e frutos do mar pode precipitar crises de gota em pacientes suscetíveis.
A Artrite Reumatoide pode levar à aposentadoria pelo INSS se a doença causar incapacidade para o trabalho. Para que isso aconteça, é necessário atender aos seguintes requisitos: Comprovar a doença por meio de exames médicos e laudos.
Conforme mencionei no item sobre o que é reumatismo, a condição também pode comprometer os órgãos internos do paciente, como os rins e o coração. Além disso, podem surgir sinais característicos, como lesões na pele. Dependendo do sistema do organismo afetado, sintomas secundários são possíveis, como a anemia.
Os pacientes com artrite reumatoide têm risco mais elevado de linfoma e câncer de pulmão em comparação à população geral. Os pacientes com lúpus também apresentam aumento do risco de linfoma e neoplasia cervical. Há ainda pacientes com síndromes paraneoplásicas. Às vezes, essas síndromes são bem definidas.
Entre suas possíveis complicações, a perda de mobilidade e incapacidade física são as principais, entretanto, alguns tipos podem afetar músculos, articulações, tendões, ligamentos, ossos e até mesmo outros órgãos, como rins, coração, olhos, pulmão e mesmo a pele.
A Fibromialgia é uma doença reumática crônica (com duração maior que 3 meses) e não inflamatória que cursa com dor generalizada, fadiga e sono não repousante.
Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.
Os remédios caseiros para reumatismo, como o chá de urtiga, a tintura de arnica ou a compressa de alecrim, possuem ação antirreumática, anti-inflamatória e analgésica, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pelo reumatismo.
Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.
O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo.
Se excluirmos as articulações, a pele é uma das partes do corpo mais atingidas pelas doenças reumáticas. O lúpus, uma doença autoimune, é a principal complicação que afeta a pele.
Quando o fator reumatoide é considerado preocupante?
No caso de ter sido feito o teste de Waaler-Rose ou a prova do látex, o resultado é dado em forma de título, sendo considerado normal um título de até 1:20. No entanto, resultados superiores a 1:20 não indicam necessariamente artrite reumatoide, devendo o médico solicitar outros exames.
Os principais exames para doenças reumatológicas são exames físicos e laboratoriais. Além deles, para a conclusão da hipótese diagnóstica, também são utilizados exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.