O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.
O vômito é a expulsão violenta e forçada do conteúdo gástrico, acompanhada de contração do diafragma e da musculatura abdominal, com relaxamento do cárdia e contração do piloro. Usualmente, é precedido de náusea e acompanhado de pa- lidez, taquicardia, sialorreia, sudorese e lassidão.
O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.
A regurgitação consiste no refluxo de comida do esôfago ou do estômago, sem náuseas nem contrações violentas dos músculos do abdômen. A ruminação é a regurgitação sem causa física aparente.
Náusea, uma sensação desagradável de ter que vomitar, representa a percepção de estímulos aferentes (incluindo tônus parassimpático aumentado) para o centro de vômitos medular.
Termos técnicos são palavras usadas para definir algo muito específico de um ou mais procedimentos de alguma profissão. Por serem restritos somente em alguns ambientes ou falados por profissionais específicos, nem toda as pessoas conhecem esses termos, daí a necessidade de ter um dicionário de termos técnicos.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é “Fezes” mesmo, porém, termos relacionados incluem “Melena” para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e “Diurese”, para a produção e excreção de urina.
CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.
É muito importante distinguir a diferença entre vômito e regurgitação. O vômito é a expulsão do conteúdo presente no estômago e/ou intestino delgado (inicio do intestino, logo depois da saida do estômago). Regurgitação é a expulsão do conteúdo do esôfago.
A emetofobia ou fobia de vômito é caracterizada pelo medo ou ansiedade acentuados e desproporcionais acerca do ato de vomitar. A pessoa se esforça cronicamente para evitar o contato com situações em que possa sentir náuseas, vomitar ou ver outras pessoas vomitando.
1. Fazer voltar à boca ou esófago um alimento que se encontra no estômago (ex.: a progenitora regurgita para alimentar as crias). 2. Expelir o que há em excesso numa cavidade ou canal.
Hematêmese é o sangue visível no vômito. Hematêmese indica que a hemorragia provém do aparelho digestivo superior, normalmente do esôfago, estômago ou da primeira parte do intestino delgado.