As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.
O suor (do termo latino sudore), às vezes também chamado de transpiração, é a perda de líquido, consistido principalmente de cloreto de sódio e ureia em solução, que é secretado pelas glândulas sudoríparas na pele de mamíferos.
O que é a sudorese? A sudorese (produção de suor pelo corpo) é normal e corresponde à tentativa do organismo de regular a temperatura corporal por meio da liberação de líquidos. Também chamado de transpiração, o suor é um fluido à base de sal que é liberado pelas glândulas sudoríparas.
A hiperidrose pode aparecer ainda durante a infância, avançar pela adolescência e se estender até a vida adulta. Embora não seja uma doença grave, é importante tratar para que os impactos excessivos do suor sejam administrados e a pessoa ganhe qualidade de vida.
A sudorese é uma resposta natural do corpo a certas condições. A seguir, vamos explorar algumas das causas mais comuns: Exercício físico e calor: O suor é a maneira do seu corpo de se resfriar. Quando você se exercita ou está em um ambiente quente, seu corpo produz suor para ajudar a reduzir sua temperatura corporal.
O que é dispneia? Dispneia é o nome que se dá para a sensação de falta de ar, que pode surgir durante a prática de atividades físicas ou em situações de estresse e ansiedade, por exemplo.
Hiperventilação é um termo médico para respiração excessivamente acelerada e/ou profunda, podendo causar sintomas como a sensação de que a cabeça está vazia, falta de ar, aperto no peito, tontura e/ou fraqueza.
Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso é indicado o tratamento feito por um médico dermatologista.
Entende-se por transpiração o processo de eliminação de água presente em um organismo ou corpo devido elevação de temperatura externa e/ou interna. Em temperaturas elevadas, as moléculas orgânicas se excitam e podem mudar sua conformação.
A simpatectomia é um procedimento cirúrgico que é responsável por fazer o bloqueio da cadeia simpática. Esses gânglios fazem parte do sistema nervoso autônomo e têm a atribuição de controlar a sudorese corporal. A produção exagerada de suor ocorre porque as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes.
Disúria corresponde à micção dolorosa ou desconfortável, tipicamente uma sensação aguda de queimação. Algumas doenças podem causar dolorimento sobre a bexiga e períneo. Disúria é um sintoma extremamente comum em mulheres, mas pode ocorrer em homens e em qualquer idade.
O que é taquipneia? A taquipneia é quando o paciente passa a ter respiração acelerada, causada por uma grande diversidade de condições de saúde, e tenta compensar a falta de oxigênio no organismo.
Sudoríparas: liberam o suor através dos poros para a superfície da pele. Aqui, elas são divididas entre écrinas (encontradas no corpo todo) e apócrinas (encontradas apenas nas axilas, área genital e área peitoral).
A hiper-hidrose é um distúrbio das glândulas sudoríparas que causa suor em excesso. Ocorre com mais frequência nas axilas, virilhas, plantas dos pés e palmas das mãos. Pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.
A sudorese gustativa (sudorese em resposta ou em antecipação à alimentação) pode resultar de várias causas; mas na maioria das vezes a causa é desconhecida.
Além do calor, roupas justas e tecidos que não deixam a pele "respirar" -como jeans— podem intensificar o suor na região íntima. O melhor a fazer é deixar as calças no armário -principalmente as de tecido grosso—e usar saias e vestidos, peças que deixam a área arejada.