Qual o tempo certo de ficar com aparelho nos dentes?
No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.
O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração.
Se você usa aparelho ortodôntico há vários anos e ainda não há previsão para se livrar dele, fique atento. Segundo os especialistas, o tempo necessário para corrigir os dentes varia de um até no máximo três anos.
Em média, o uso do aparelho fixo dura entre 1 a 3 anos, mas alguns casos mais simples podem ser resolvidos em menos tempo, enquanto outros podem exigir um período maior de correção.
Olá. Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
A PARTIR DE QUANTO TEMPO O APARELHO ORTODÔNTICO COMEÇA A FAZER EFEITO? | VERDADE REVELADA!
Pode ficar 10 anos com aparelho?
A partir dos 12 anos de idade, após a troca dos dentes decíduos, pelos dentes permanentes, e calcificação dos ossos, que geralmente se recomenda o uso de aparelho ortodôntico fixo, os quais realizam especialmente a movimentação dentária por remodelação óssea, não atuando no crescimento(4).
🦷 O uso do aparelho pode trazer pequenas mudanças ao rosto, mas, em geral, nada que altere seu formato de maneira significativa. Essas mudanças ocorrem porque, ao alinhar os dentes, o aparelho pode afetar levemente áreas como o contorno dos lábios e do queixo, sempre de forma discreta.
Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.
No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.
O tratamento com o aparelho invisível é duas vezes mais rápido do que com o aparelho fixo. Isso porque a força aplicada para movimentar os dentes é maior e mais direcionada.
O que pode acontecer se usar aparelho por muito tempo?
Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.
Se você cuidou bem e higienizou corretamente provavelmente não ocorreu nada nesse tempo de um ano. Mas usar aparelho por tanto tempo assim (4 anos) não é normal não.
Normalmente a gente começa a ver as pequenas diferenças. após uns três, quatro meses, principalmente se seu dente tiver muito alinhado, muito fora do lugar. Então esse é um período que a gente começa a observar. as maiores diferenças que as maiores diferenças.
Se você tem pele clara, cores frias como azul claro e prata são boas opções. Já para peles mais escuras, cores quentes e metálicas, como dourado e rosé, podem criar um efeito bonito e harmonioso.
Não é comum. Um caso bem planejado e bem executado (isso depende da colaboração do paciente também), geralmente não dura todo esse tempo, pois existem riscos.
O tempo de tratamento varia muito de caso para caso, já que alguns podem ser bem mais complexos. Em média, o uso do aparelho móvel ortopédico varia entre 6 a 18 meses. Mas, como dissemos, pode ser que a criança tenha que usar também o aparelho fixo quando realizar a troca de dentição.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
Quando o tratamento ortodôntico é encerrado antes do tempo, os dentes podem sim retornar à sua posição de costume. Isso ocorre porque as arcadas podem não estar preparadas para a retirada do aparelho.
Por que pode ocorrer perda de dentes em decorrência do tratamento ortodôntico mal conduzido? A força do aparelho ortodôntico exercida de forma errada sobre os dentes pode causar a reabsorção da raiz dentária e perda óssea. Portanto, a falta de sustentação óssea dos dentes leva a sua perda.
Tem crianças com 10 anos ou até menos que tem as raízes dos dentes permanentes completamente formadas e sendo assim podem usar aparelho fixo sem problemas.
Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.
Aparelho ortodôntico muda o formato do rosto? O que é possível mudar ? Normalmente, em adultos, a ortodontia muda as posições dentárias, que podem ter alguma influência nos tecidos moles, em sua aparência. Entretanto, mudanças maiores, se forem necessárias, deverão ser avaliadas em caso de cirurgia ortognática.
Este método consiste em aplicar uma pequena camada de uma cera especial sobre os braquetes criando uma proteção temporária. Geralmente pode-se conseguir com o dentista. Ainda há uma alternativa mais avançada em forma de gel, que promete maior durabilidade chamada Ortho Glop .