O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Uma maneira eficaz de se familiarizar com o sotaque carioca é assistindo a filmes e séries ambientados no Rio de Janeiro. Preste atenção à fala dos atores e tente imitar o ritmo e as entonações características.
O sotaque dos cariocas - cuja marca são os s "chiados" e as vogais mais abertas - ficou em primeiro lugar na lista, seguido pelos sotaques baiano e mineiro.
O dialeto apresenta traços em comum com o português europeu, em particular uma tendência eventual de reduzir as vogais /e/ e /o/ para /i/ e /u/ quando átonas, um ritmo acentual de fala (sílabas átonas de menor duração que as tônicas) e palatalização da s e z em fim de sílaba (mesmos /meʒmuʃ/).
Sotaque carioca: por que se fala chiado no Rio de Janeiro? | SOTAQUES DO BRASIL
De onde vem o sotaque do Rio de Janeiro?
Mistura de Culturas e Dialetos
Além da influência portuguesa, o sotaque carioca foi moldado pela interação entre diferentes povos: indígenas, africanos e imigrantes europeus. Essa rica troca cultural criou variações que são únicas do Rio de Janeiro.
No levantamento mais recente da especialista, as diversas formas de falar nos 27 estados foram avaliadas por pessoas de todo o Brasil, que elegeram o jeito mineiro e baiano de conversar os destaques nacionais em matéria de charme.
Sotaque carioca: por que se fala chiado no Rio de Janeiro? "Exqueci o ixqueiro na exquina da excola..." Você já deve ter notado que essa é a característica mais forte do sotaque do Rio de Janeiro - o chiado. Ele é motivo de orgulho para quem é de lá - e muitas vezes de estranhamento para quem é de fora.
Ficou muito estranho, meio feio', ele respondeu", lembra Leila. Então o menino esclareceu que "tilt", enquanto gíria, possui o mesmo significado que algo estranho, feio ou ruim.
O DDD 22 nos transporta para uma região do Rio de Janeiro marcada por paisagens paradisíacas, praias exuberantes e uma rica cultura. Abrangendo cidades como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Macaé, o DDD 22 oferece uma experiência única para quem busca relaxar, praticar esportes aquáticos e explorar a natureza.
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Cria é uma categoria bastante usada pelos jovens moradores de favelas e periferias do estado do Rio de Janeiro. Ela pode ser manipulada de acordo com o contexto para exprimir pertencimento e conhecimento de uma favela ou território.
Cada região tem sua forma peculiar de falar, em alguns lugares se puxa o R, como no interior de São Paulo, em outros o S, como no Rio de Janeiro, em algumas áreas se fala bastante rápido, no Ceará, por exemplo, em outras se fala bastante devagar, como na Bahia.
Quando o assunto é sotaque mais cativante, o mineiro e o baiano também ficam em primeiro e segundo lugares. Mas quem completa o pódio, na terceira posição, é o sotaque cearense.
O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil. O modo de falar deste estado já foi considerado duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. Referência quando o mundo fala do país, o Rio de Janeiro lança moda todos os dias transformando o som do "S" em "X".
4- Mermão. Junção das palavras “meu” e “irmão”, essa é uma das gírias cariocas que podem ser usadas tanto para se referir à pessoa com a qual se está conversando, seja um amigo ou não.
O carioca, dizem, não abre mão de dois beijinhos no rosto na hora de cumprimentar alguém, mesmo em reuniões de trabalho, e prefere usar "você" em vez do cerimonioso "senhor" ou "senhora".
Os Cariocas são internacionalmente conhecidos por seus corpos bronzeados, sua alegria e espírito festivo, sua simpatia e por seu jeito descontraído de ver e viver a vida. Os cariocas foram eternizados nas canções da bossa nova de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Para que baianos e turistas possam tomar banho de mar sem arriscar a saúde, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) desenvolveu o aplicativo 'Vai dar Praia', para Android e IOS.