Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.
De acordo com esse livro sagrado, foi nas águas do rio Jordão que Jesus Cristo foi batizado por João Batista e logo depois teve o seu encontro com o Espírito Santo. Também ao longo do curso do rio Jordão foi onde Cristo realizou muitas de suas pregações.
Qual o significado do nome rio Jordão em hebraico?
O nome "Jordão" é um enigma. De acordo com Fílon, significa "descida" (da raiz hebraica yrd), que se refere ao fluxo de água. Antigamente era considerado em sua tortuosa descida até à fossa do Mar Morto, uma corrente que afunda em seu ventre estéril. Os cristãos aplicaram o sentido de “descida” à Encarnação do Verbo.
O nome Jordão em Hebraico é Yarden (ירדן) vem da raiz y-r-d (ירד), que significa "descer". Essa é uma referência ao rio de desce desde as montanhas do Golã até o local mais baixo do planeta, o Mar Morto. Mas além do significado físico, existe um significado metafísico muito mais profundo.
Porque Naaman teve que mergulhar 7 vezes no Rio Jordão?
O Senhor curaria Naamã se ele se lavasse no rio Jordão sete vezes. Naamã estava zangado porque queria que o profeta do Senhor viesse e rapidamente o curasse. Naamã reclamou que o rio Jordão não era tão bom quanto os grandes rios da Síria.
Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formação de profetas. O primeiro lugar do acampamento Israelita após a travessia do Rio Jordão . Ele também foi um lugar de sacrificios (I Sam.
Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário.
Trata-se de uma recriação da passagem bíblica que fala sobre o momento em que Josué e os israelitas atravessa o rio rumo a Canaã. Veja o que significa a travessia do rio Jordão nas Escrituras e confira como foi feita a cena que vai parar o Brasil.
Um Memorial de Fé - As doze pedras retiradas do leito do Rio Jordão e erguidas em Gilgal não foram meros monumentos. Elas se tornaram um testemunho tangível da intervenção divina na vida do povo de Israel.
Como eram as águas do rio Jordão quando Naaman mergulhou?
Então Naamã concordou em obedecer às palavras do profeta. Foi até o rio Jordão e mergulhou nas águas sete vezes conforme as palavras do homem de Deus e foi purificado; depois do sétimo mergulho, viu que a pele do seu corpo estava completamente limpa, sem nenhum sinal de lepra, como de uma criança!
Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.
Os quatro estágios importantes na jornada da vida são: 1) Gilgal - onde devemos tratar com a carne, negando-a e permitindo que seja julgada. 2) Betel - onde devemos lidar com o mundo, separando-nos dele. 3) Jericó - onde devemos vencer as dificuldades e obstáculos.
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde, segundo a tradição cristã (João 19:41-42), Jesus foi crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, ressuscitou.
O batismo de Jesus foi um gesto de obediência à vontade do Pai e de profunda humildade, pelo qual Jesus dissolveu a desobediência e a soberba de Adão. Ele é o Novo Adão. Ali no Jordão “Ele aceitou, por amor a nós, este batismo de morte para a remissão dos nossos pecados” (Catecismo n. 536).
Porém, Naamã mostrou-se inconformado com a orientação que o mensageiro trouxe; ele acreditava que teria um encontro com o profeta e que o mesmo oraria a Deus para que Ele o curasse. Além disso, pensou que poderia mergulhar em águas melhores, como as dos rios em Damasco.
Mas ao invés de pessoalmente receber Naamã, quando este chega a casa de Eliseu, Eliseu simplesmente manda um mensageiro para a porta que diz a Naamã para curar sua lepra se imergindo sete vezes no rio Jordão.
Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.