O nome Passat significa “vento alísio” e foi descrito por Horst Backsmann (acessor de imprensa) da seguinte maneira: “O Passat é o mais amigável de todos os ventos. Ele sopra de continente a continente.
A palavra vem do italiano passata, no sentido de cruzar. Os ventos alísios formam um cinturão de conexão ao redor da Terra (...) Sem dúvida, é um bom nome, não arrancado do nada." Pois bem... Em maio de 1973, o Passat estreia inicialmente como um hatchback de duas e quatro portas com uma pequena porta traseira.
O Passat é um automóvel de segmento D fabricado pela Volkswagen AG. Produzido em várias gerações desde 1973, ele se situa entre o Volkswagen Golf/Jetta e o Phaeton na atual linha de produção da VW.
O nome passat é a palavra alemã para os ventos alísios, que são os ventos que sopram dos trópicos para o equador e ocorrem permanentemente nas regiões sub-tropicais. Eles são formados pela ascensão de massas de ar de zonas de alta pressão nos trópicos que convergem para zonas de baixa pressão no equador.
De quebra, o cupê quatro portas -- a sigla CC significa “Comfort Coupé” -- é um 2+2 que reúne um conjunto mecânico moderno, com a consagrada caixa Tiptronic de dupla embreagem, motor V6 com injeção direta e tração integral, todos herdados das modernas parceiras do grupo germânico.
O Volkswagen Passat deixou de ser oferecido no Brasil ainda em 2020. Em 2021, foi a vez de o sedã sair de linha nos Estados Unidos, enquanto que, em 2022, a atual geração do três volumes parou de ser produzida até na Europa.
Um dos mais valiosos é o Passat Pointer 1988 branco com 101 quilômetros rodados. O modelo preserva os plásticos no banco com a inscrição do fabricante.
VW Jetta. Algumas fontes observaram que durante o período que a VW nomeou seus veículos com nomes dados ao movimento do vento, Jetta deriva de “jet stream”, que traduzido literalmente seria “corrente de jato”, assim como Scirocco, Passat e Bora.
Veredicto de Fernando Pedroso – O Passat é de uma categoria superior e isso significa muita coisa, como o comportamento dinâmico mais acertado, apesar de mais voltado para o conforto, e os equipamentos a mais. Por outro lado, o Jetta tem um comportamento mais esportivo e um acabamento menos requintado.
Volkswagen (pronuncia-se AFI: [ˈfɔlksˌvaːɡən]) é uma palavra que, em língua alemã, significa "carro do povo". Mas é normalmente referida pela abreviatura VW. Seu slogan comercial atual é Das Auto, expressão em alemão que significa "O Carro".
O maior carro da linha ID., que substitui o Passat, herda todas as características da família de elétricos, mas com traços evoluídos. A chegada do Volkswagen ID. 7 é mais um episódio na transformação da VW em marca elétrica. Visualmente, o ID.
O consumo na estrada alcança impressionantes 15,2 km/litro, enquanto 11 km/litro abastecido com gasolina. O conforto ao dirigir também é excelente: o rodar é firme, equilibrado e colado ao asfalto mesmo fazendo curvas em alta velocidade, transmitindo uma grande sensação de estabilidade.
Primeiro veículo da marca no mercado brasileiro equipado com tração dianteira e motor refrigerado a água, o Passat chegou ao Brasil menos de um ano após seu lançamento na Alemanha, trazendo consigo inovações conceituais e tecnológicas inéditas para a época, além do elegante design, assinado pelo carrozziere italiano ...
Amarok ou amaroq é um lobo gigante da mitologia inuíte que persegue e devora qualquer pessoa que caça sozinha à noite. Trata-se de um gigantesco lobo solitário. Existem diversas lendas sobre o Amarok.
Seu nome provém do Latim e o significado é “Coroa de Flores”, que por sua vez significam felicidade e triunfo. Ao adotar este nome, a Toyota manteve uma tradição da época em que muitos dos nomes dos seus carros começavam por “C” – Crown, Corona, Carina, Century, Celica, Camry etc.
Curiosidades. O termo "HILUX" quer dizer "alto luxo" possivelmente derivado das palavras em inglês HIgh e LUXury. Uma outra origem de deste nome vem do do nome de um animal, do tipo de um coelho selvagem, e que vive nas regiões montanhosas e rochosas.
Hoje, o Passat é vendido numa única versão topo de linha, batizada de Highline. São poucos os opcionais. E justamente por isso, o carro é sempre muito completo.
O Passat 4M era um carro sóbrio, tendo sido idealizado com base na versão LS de 3 portas, mantendo as principais características desta versão. O motor, por exemplo, era o mesmo 1,5 com carburador Solex H35 PDSIT, de corpo simples. Porém, muitas outras características diferenciavam o 4M das demais versões da linha.
O primeiro trata-se de um 1.5 turbo de 160 cv, enquanto o topo de linha será o 2.0 turbo de 220 cv, que também equipa o Magotan. A previsão é que o Passat Pro chegue às lojas chinesas só no segundo semestre. Ele será produzido na fábrica da VW em Xangai, no leste da China, e não será exportado para outros mercados.
A variante básica oferece 204 cv hp, enquanto o modelo mais potente produz 272 cv, tornando-o o Passat mais potente que o dinheiro pode comprar. Esses dois PHEVs têm um 1.5 turbo combinado ao DSG de 6 marchas e uma bateria de 19,7 kWh que fornece até 100 quilômetros de autonomia elétrica.