De um expressivo estilo gótico, o Cálice Templum Dei possui um nome latino que significa "Cálice Templo de Deus." Com esse nome, fazemos alusão às antigas catedrais medievais que marcaram o período da Idade Média e, por sua arte gótica, impressionam até hoje por sua beleza que nos eleva até Deus.
A análise dos diferentes significados existentes na Bíblia para o uso do cálice mostra que o simbolismo desse instrumento está relacionado ao plano da redenção da raça humana, mas também representa a ira de Deus sobre o pecado dos homens, que se manifestou através da aceitação da vontade de Cristo e Sua morte na cruz.
O termo “cálice” é muito usado na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento. No hebraico a palavra usada é “kos”, que significa “copo”. No Antigo Testamento são feitas pelo menos 31 referências a essa palavra (Gên.
O cálice (do latim calix ou do grego kylix que era usado nos simpósios) é um recipiente destinado a conter líquidos para beber. É usado concretamente em certos rituais cristãos para conter o vinho com água, sendo apresentado no altar.
O cálice é um vaso sagrado, de instituição divina, no qual se faz a consagração do vinho no Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este objeto simboliza o sentido de dar graças ao Pai Eterno por suas maravilhas e tomar posse como filho e filha Dele.
Era a vontade do Pai matar seu Filho amado para que Ele não tivesse que nos matar, porque o cálice da ira era devido a nós. Jesus bebeu o cálice da ira de Deus para que nós pudéssemos beber o cálice da salvação de Deus. Todos beberemos de um desses cálices.
Santo Graal é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice supostamente usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Na literatura, José de Arimateia colheu o sangue de Jesus durante a crucificação, entretanto a origem do Santo Graal é muito anterior ao cristianismo, o Graal já existia entre os Celtas.
O próprio Jesus fala sobre o “cálice” como uma metáfora para o sofrimento que Ele vai enfrentar quando receber a punição pelos nossos pecados (veja Mt 20, 22-23). À medida que ele está se aproximando de efetivamente beber do cálice do Seu sofrimento, Jesus está sentindo todo o peso que isso significa para Ele.
O que o salmista quis dizer "tomei o cálice da salvação"?
Tomarei o cálice da Salvação – O salmista estava assumindo um compromisso de viver uma vida comprometida com o reino de Deus. A expressão 'tomar o cálice', mostra que ele bem sabia que isso implicaria em uma renúncia total ao mundo e seus deleites.
Representa a aliança que temos com Cristo e uns com os outros, assim como os discípulos partilharam a taça na primeira ceia. Na Ceia, encontramos: Renovação – Somos fortalecidos para seguir em Cristo.
Os quatro cálices estão baseados em quatro promessas contidas em Êxodo 6:6,7 e cada um deles aponta para o Messias de Israel. O primeiro é o cálice da santificação e está na passagem que diz: “Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios”. A palavra santificação (kedushá) significa separação.
Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
39 E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40 E voltou para os seus discípulos, e achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Para nós, hoje, o cálice é o vaso em que se consagra o vinho durante a celebração eucarística. Seu uso, para a comunhão, é muitas vezes, limitado ao celebrante, mas nas origens da Igreja, o cálice era usado para a comunhão igualmente dos fiéis sob a espécie de vinho, prática esta, que se perdeu no século XII.
Quantas vezes Jesus disse "Afasta de Mim esse cálice"?
Ele se retirou, pela segunda vez, e orou: ― Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça‑se a tua vontade. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque os olhos deles estavam pesados. Então, deixou‑os novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39. 42; Mc 14, 36; Lc 22, 42).
Era isso que Cristo beberia na cruz, e que fez a Sua natureza humana tremer no Getsêmani. E foi esse mesmo cálice que Cristo bebeu até a última gota, por você, para que você não bebesse.
1Coríntios 11:27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Assim, quem come do pão ou bebe do cálice do Senhor indignamente é culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
Utiliza a imagem hebraica do cálice, que simboliza a vontade de Deus sobre um homem 5. O do Senhor é um cálice amarguíssimo, que se converterá em cálice de benção 6 para todos os homens. Beber o cálice de outro era sinal de uma profunda amizade e da disposição de partilhar de um destino comum.