Qual o significado do girassol na religião católica?
Em uma de suas histórias, Sansão recebe a visita de um anjo que o encoraja a se arrepender e voltar à Deus. O anjo aparece-lhe em uma plantação de girassóis, o que simboliza a sua orientação para o caminho certo e para a luz de Deus.
O girassol é uma flor que possui uma singularidade impressionante. Busca sempre posicionar se em direção ao sol, procurando a luz e o calor. Essa atitude lhe possibilitará a vida. Assim como os girassóis, nós devemos estar sempre dirigidos à luz da fé, e essa luz é Cristo.
Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Conectados com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria. O girassol também é um símbolo de renovação, resiliência e vida eterna.
Na sabedoria popular, os tons amarelados e alaranjados da flor do girassol o tornam uma planta associada à felicidade, energia, alegria e vitalidade. No amor, ele frequentemente simboliza respeito e honestidade, enquanto nas amizades, representa a lealdade. Em algumas culturas, o girassol também é símbolo de coragem.
Este Oríkì retrata que os vegetais são fundamentais para a existência do Culto dos Orixás. Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.
Outra referência ao girassol pode ser encontrada em Isaías 60:1-3, onde o girassol é usado como uma metáfora para a glória de Deus. O texto diz: "Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.
Qual o significado do girassol na espiritualidade?
Além disso, o girassol certamente traz as bênçãos do nosso amado Sol. Ele é muito muito usado nos rituais de prosperidade. É uma planta consagrada ao Deus Grego Apolo, a divindade solar. Para você aproveitar ao máximo as energias dessa flor, aprenda com a Benzedeira alguns rituais, banhos, defumação e chás de girassol.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
Em julho de 2023, uma alteração na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2014, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituiu o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação, no Brasil, de pessoas com deficiências ocultas, que são as condições não compreendidas de imediato como a surdez, o ...
O girassol é conhecido por trazer boas energias e mais vibrações positivas para os ambientes e para as pessoas que o cultiva. A planta, além de deixar o ambiente mais bonito, também pode ajudar a ter prosperidade e riqueza.
12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
O girassol nos mostra que nossas atitudes permanecerão vivas, dependendo sempre de nossas atitudes. Por isso, não devemos ser omissos aos obstáculos que aparecem em nossas vidas. Devemos lutar sempre.
O girassol cultivado é uma planta de haste única, não ramificada, ereta, pubescente e áspera, vigorosa, cilíndrica e com interior maciço. Em períodos de frio podem aparecer ramificações laterais que terminam em inflorescências, mas essa é uma característica indesejável para a produção de óleo ou sementes.
2 Mas a vós, que temeis o meu nome, o sol da justiça nascerá, e trará cura debaixo das suas asas; e saireis, e crescereis como os bezerros do cevadouro. 3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, no dia em que eu fizer isso, diz o Senhor dos Exércitos.
Essa passagem bíblica nos mostra que, assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Quando nos conectamos com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria, que nos orienta em nossos caminhos.
O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite.
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
O girassol é uma planta que alegra, nutre e fortalece a pessoa. Jesus é o Sol da Justiça, como nos lembra o Profeta Malaquias (Mal 4,2). Olhando para Ele, direcionando a nossa vida para Ele, Jesus – como o girassol – somos nutridos, iluminados e fortificados, somos salvos.
[1] – O girassol significa “flor do sol” (como dito inicialmente), e a Igreja de fato é iluminada igualmente pelo “sol da justiça”, assim como a flor (mais a frente entenderá por qual razão o girassol é conhecido como a “flor do sol”), em Malaquias 4:2 é dito: — “Mas, para vocês que me temem, a minha salvação brilhará ...
A fita de girassol, como convenção internacional, representa e identifica as necessidades especiais das pessoas com deficiências ocultas, visto que essas condições não possuem sinais físicos óbvios, mas podem afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas.