Uke é um termo utilizado no universo do judô e das artes marciais japonesas para designar o praticante que recebe os golpes durante os treinos e as competições.
O termo "tori" advém do verbo "toru" (取る), que significa "tomar", "pegar" ou "escolher". O tori, à direita, executa um ataque contra o uke, na esquerda. No judo, aikido e outras artes marciais, tori refere-se ao indivíduo que completa a técnica contra o parceiro de treino, chamado de uke.
A palavra «dojô» somente se refere ao espaço físico onde se desenvolve o treino de uma arte marcial japonesa, enquanto academia se refere ao sítio onde se pratica alguma modalidade esportiva, ou não. Logo, «dojô» é o lugar onde se pratica o «caminho de uma arte marcial».
“Gozaimasu” é presente e “gozaimashita” é passado. Portanto, “arigatou gozaimashita” significa algo como “muito obrigado pelo que foi feito”. Dentro do contexto do dojo, esse termo é, assim como “onegai shimasu”, um termo carregado de valores.
Yuko (有效) é o termo que expressa, no contexto do judô, um golpe que equivale a um terço da pontuação máxima e caracteriza-se quando o oponente cai de lado durante a disputa.
Shintai é a forma de caminhar sobre o tatame e o Tai sabaki pode ser traduzido como "movimentos giratórios" que precisam ser executados com fluidez, rapidez e controle.
“Seme” (“semeru” 攻め) é escrito com o kanji que significa “ataque” (攻める), ou seja, o personagem “Ativo” e “Uke” (“ukeru”, 受け) é escrito com o kanji que significa “receba” (受ける), ou seja, o personagem “Passivo” de uma relação.
“Uchi Uke e Gyaku Zuki” com transferência... “Chudan uchi Uke, Ude uke ou Yoko uke” está defesa do karatê serve para defender ou proteger a região média do corpo. É um movimento fundamental no karatê. Essa técnica é muitas vezes referida como “defesa de dentro para fora".
Os níveis mais básicos de aprendizagem, as classes, também chamadas de kyu, são conquistadas na ordem decrescente. Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente.
Yudansha (有段者) são as pessoas que possuem dan, faixas pretas do 1º ao 5º dan. Yudansha significa literalmente: pessoa com dan. 3. Kodansha (高段者) são as pessoas do 6º dan em diante (6º ao 10º Dan).
E sendo a palavra kumi-kata um termo japonês, tem ao meu entendimento, sua tradução mais propícia como “Disputa de Pegada” (Sacripanti, 2011). Em inglês é utilizado como tradução do japonês grip fighting (luta de pegada). A tradução literal do japonês seria Kumi (montar ou construir) e Kata (método).
No judô, pelas regras atuais da Federação Internacional de Judô (vigente em 2022), um waza-ari acontece quando o oponente cai com a lateral das costas, ou com o ombro e parte superior das costas ao tatame, ou ainda quando é imobilizado por pelo mais de 10 e menos de 20 segundos.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
SHOMEN-NI-REI (Saudação a frente) 05. SENSEI-NI-REI (Saudação ao Sensei) ou SENSEI-GATA-NI-REI (Saudação aos professores, quando tem mais de um professor)
Tachi waza (em japonês: 立ち技, Técnicas de base/pernas), ou tachikata (立ち方), é o termo em que no caratê designa-se o estudo sobre o modo como posicionar pés e pernas em relação ao tronco, haja vista que tão importante quanto um golpe é estar bem plantado ao solo, pois nenhum golpe será forte o suficiente se o lutador não ...