São Jorge, cujo nome de origem grega significa “agricultor”, nasceu na Capadócia, por volta do ano 280, em uma família cristã. Transferiu-se para a Palestina, onde se alistou no exército de Diocleciano.
São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas.
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.
São Jorge, foi um grande defensor da fé. Com grande coragem sua fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da verdade.
Quem foi São Jorge? - Conheçam a História de São Jorge Guerreiro
Quem é São Jorge na igreja evangélica?
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente integra a Turquia, Jorge de Anicii foi criado por pais cristãos e, desde cedo, acreditava em Deus. Após a morte do pai, Jorge segue com a mãe para a Palestina. Ele ingressa no serviço militar, onde se destaca por sua coragem e capacidades físicas e intelectuais.
São Jorge, o valente cavaleiro que enfrentou o dragão e libertou a princesa, é um dos santos mais venerados da Igreja Cristã. Sua história, repleta de simbolismo e significado religioso, inspirou artistas por séculos, tornando-o um ícone cultural reconhecido em todo o mundo.
Criado por pais cristãos, Jorge era um jovem virtuoso que fez carreira como militar. Sua fé chamava a atenção e, justamente por isso, foi perseguido. Cheio de virtudes e coragem, deu a vida para defender o nome de Jesus Cristo.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
Maria e Aparecida não é intercessora de ninguém, pois Maria morreu e não ressuscitou e Aparecida simplesmente não existe. A Bíblia em 1Timóteo cap 2 versículo 5 diz: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Oração da espada de São Jorge. Ó glorioso guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, com vossa espada de luta, venha cortar todo mal e principalmente (faça o pedido).
Segundo a tradição católica, Jorge, o santo, nasceu na Capadócia, na Turquia. Já Ogum, originalmente, era cultuado no território que atualmente corresponde à Nigéria – a mais de 7 mil quilômetros da Península da Anatólia. Na África, Ogum é o ferreiro dos orixás, ligado à guerra e à agricultura.
Através dos tempos, “Ogum” se popularizou em todo o Brasil. No sincretismo religioso é chamado de São Jorge (Santo Guerreiro), e devido a sua popularidade cada vez maior no Rio de Janeiro, foi decretado feriado.
Acredita-se que São Jorge tenha vivido no século III d.C., durante o reinado do imperador romano Diocleciano. Ele nasceu em Cappadocia, uma região que hoje faz parte da Turquia, em uma família cristã. Jorge se juntou ao exército romano e rapidamente subiu nas fileiras, tornando-se um oficial respeitado.
Arquidiocese do Rio instituiu 2023 como ano do padroeiro do Rio. Rio - A figura de São Jorge é comumente associada a um grande guerreiro nobre, que luta contra os males e energias negativas que acometem a vida dos fiéis, amigos e família, oferecendo proteção e cuidado.
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.
Decreto assinado pelo papa Paulo 6º em 24 de fevereiro e divulgado nesta sexta-feira (9) retirou do culto universal alguns dos mais populares santos da Igreja, como São Cristóvão, São Jorge e São Nicolau, em virtude das dúvidas que cercam suas existências.
Müller foi um Grande EVANGELISTA. Teve uma comunhão invejável com Cristo e provou por inúmeras vezes o PODER da oração com fé. Müller tinha um caderno, onde anotou mais de 50.000 orações que foram respondidas por Deus.
São Jorge é popularmente conhecido como o Santo Guerreiro. Mas nem sempre foi assim. De origem oriental, ele era considerado pelos cristãos ortodoxos (foto) um santo protetor e seu culto se devia especialmente por ser um grande mártir.
O nome Jorge tem origem grega e é derivado do nome Georgios, que significa "aquele que trabalha na terra" ou "agricultor". Ele também possui conexões com o nome latino Georgius e o nome hebraico Yehoshua, que deu origem ao nome José. Jorge é um nome comum em várias culturas e países ao redor do mundo.
No Brasil, Ògún foi sincretizado na Bahia por Santo Antonio; já no Rio de Janeiro, por São Jorge - “Santo Guerreiro, Cavaleiro que venceu o dragão”. Já na Umbanda veste-se de vermelho verde e branco e empunha uma espada como um guerreiro para defender seus filhos das demandas e protegê-los do fracasso.
Porque soltam fogos de madrugada no dia de São Jorge? Em louvor ao Santo Guerreiro, a festa do dia 23 de abril começa bem cedo, com alvorada de fogos às 5h e a participação da Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em quais Estados é feriado no dia de São Jorge?
O orixá Ogum é guerreiro, da metalurgia, da tecnologia, e por isso assimilaram ele a São Jorge. Mas tudo isso começou com um sincretismo religioso que aconteceu há anos e as pessoas preservaram as datas festivas. Mas isso é regional, já que na Bahia, por exemplo, são os povos de Oxóssi", reforçou.