O ato de “consertar” o altar demonstra onde estão as verdadeiras prioridades. Essa atitude do rei Asa revela que ele não estava satisfeito com uma religião corriqueira, em que se dá a Deus apenas o mínimo. O bom rei Asa queria que o Senhor estivesse com ele.
A palavra hebraica para altar, mizbah, significa “lugar onde se sacrifica”. Por isso, o altar geralmente está relacionado aos sacrifícios, embora também possa ter o sentido de monumento, recordando uma teofania. “Em seguida, partindo dali, foi para a montanha que está ao oriente de Betel, onde levantou a sua tenda.
Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR.
Mas antes de clamar pra Que Deus mandasse fogo, Elias restaurou o altar, E ta aí, resposta pra muitas perguntas, porque as vezes nós queremos que Deus faça o extraordinário mas nós não queremos sair da zona de conforto e reparar o altar!
O altar também é “a mesa do Senhor na qual o povo de Deus é convidado a participar por meio da missa; é ainda o centro da ação de graças que se realiza pela a Eucaristia” (IGMR, 296). Na teologia simbólica, “O altar simboliza o próprio Cristo” (GPL, p. 105).
Hoje o altar está dentro de nós, nos nossos corações e o altar é a ferramenta de Seus sacerdotes. Se este altar estiver quebrado, precisamos restaurá-lo para o Senhor, pois Ele é digno de recebê-lo completo. Não existe restauração do altar se você não buscar na Palavra Viva de Deus, que transforma.
E perguntavam: — Quem será que fez isso? Procuraram saber e descobriram que tinha sido Gideão, filho de Joás. Então disseram a Joás: — Traga o seu filho aqui para ser morto, porque ele derrubou o altar de Baal e o poste da deusa Aserá.
No Antigo Testamento, o altar é lugar de sacrifício
Contudo, com o passar do tempo, o altar passou a ter mais uma função. Além de ser local de oferecer sacrifícios de animais, os altares passaram a ser utilizados também para queimar incensos e para ofertar a Deus vinho, óleo e cereais.
Elias indubitavelmente encharcou o altar e o sacrifício com água, visando tanto os sacerdotes como o povo. Queria convencê-los de que não haveria nenhum truque, e provar-lhes a manifestação do poder do Senhor. Foi um gesto destemido e dramático que demonstrava sua absoluta confiança no poder do verdadeiro Deus.
Qual o versículo que fala sobre restaurar o altar?
Em Zacarias 9:12 podemos ler: “Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.” Jeremias 31:25 fala: “Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido.” 1 Pedro 5:10 declara: “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo ...
Altar, do latim altare ou ara (latim clássico) é plataforma alta semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar à divindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado.
Ao reconstruir nosso altar espiritual, reconhecemos nossa dependência de Deus e nossa necessidade de Sua orientação e provisão. É um ato de humildade e entrega, onde colocamos nossas vidas e circunstâncias diante do Senhor, confiando em Sua direção e cuidado.
O altar é, portanto, uma mesa, mas mesa muito especial que deve ser tratada com muito respeito e carinho. Mais tarde diremos outras coisas acerca do altar. Por agora ficamos apenas com esta noção que é importante. O altar é a mesa da Ceia de Cristo.
Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho.
Em Salmos 141:2, Davi estava procurando um altar para elevar suas orações e sacrifícios diante do Senhor. Assim, em meio a sua aflição clamou e ofertou no altar aquilo que lhe coube entregar.
Para estar no altar de Deus, é preciso postura de compromisso com Deus. Não tem como dizer que está no altar, ou que estamos no altar sem um compromisso real com o Senhor. Estar no Altar, é estar com Deus, é ter a nossa vida na vida Dele.
O segundo erro de Elias foi ter reagido com uma fé emotiva: “Elias estava no auge da sua fé, tinha acabado de vencer 850 profetas do diabo. Então, recebeu um mensageiro de Jezabel. E com um recado de uma mulher, ele foge.
Qual é o significado da palavra "altar" no Novo Testamento?
A palavra altar é encontrada 396 vezes no Antigo Testamento. Ela vem da palavra hebraica:Misberah, que significa: o lugar onde eram queimados os sacrifícios e incensos ao Senhor. Além disso, era o lugar de adoração a Deus e de comunhão entre Deus e aqueles que ofereciam os sacrifícios.