Trata-se de uma veste talar que possui 33 botões na parte da frente, numa referência aos 33 anos que Jesus esteve presente na Terra e mais 5 botões em cada manga, representando as cinco chagas recebidas na cruz do Calvário.
O uso da batina por clérigos católicos tem início com a preservação da parte destes das vestes talares dos antigos romanos. A cor preta padronizou-se a partir do seu uso pela Companhia de Jesus.
O preto, símbolo da morte e da renúncia, foi adotado por muitos. No século XI, quando o papa Gregório VII (1020-1085) passou a exigir seu uso, a batina preta já era o traje habitual dos padres. Na ocasião, o papa regulamentou o emprego de cores segundo a hierarquia do clero.
Qual o significado da cor preta na Igreja Católica?
Preto. O preto pode ser usado, onde for o costume, nas Missas pelos mortos. Denota um símbolo de luto, significando a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TÚNICA VERMELHA E A PRETA?
Quando o padre usa preto?
A outra cor é o preto, que é utilizada nas celebrações do dia de Finados ou em missa de corpo presente. Certamente você já deve ter visto em vestes sacerdotais outras cores e elementos de diferentes tonalidades.
Qual o significado da cor preta de acordo com a Bíblia?
O negro e o escuro, por oposição, remetem para o pecado e para o Inferno, manifestando-se mais uma vez a oposição claro/escuro, que simboliza a que se estabelece entre o bem e o mal, e a pureza e o pecado.
Além disso, para a Igreja Católica, o preto simboliza o luto e a tristeza diante da morte. Por isso, durante anos, as vestes litúrgicas pretas foram usadas em ofícios fúnebres, missas de réquiem, na Sexta-Feira Santa e para celebrar o Dia de Finados, no dia 1º de novembro.
As casulas seguem as cores litúrgicas, conforme o tempo ou a celebração. Por exemplo, casulas verdes são usadas no Tempo Comum, enquanto casulas brancas são destinadas a festas e solenidades, como o Natal e a Páscoa.
Qual o significado das cores das roupas dos padres?
Você sabia que as cores das vestes dos padres carregam significados profundos? Branco: Pureza, ressurreição, a alegria que brota da vitória de Cristo sobre a morte. Usado no Natal, Páscoa e em festas de Nossa Senhora e santos. Verde: Esperança, vida nova, a caminhada diária na fé.
SIGNIFICADO DA BATINA: Trata-se de uma veste talar que normalmente possui 33 botões na parte da frente, numa referência aos 33 anos que Jesus esteve presente na Terra e mais 5 botões em cada manga, representando as cinco chagas recebidas na cruz do Calvário.
O preto está associado com mistério, elegância, força e formalidade. No geral, não traz destaque em locais muito cheios. Por isso, de acordo com a psicóloga de tonalidades Lara Ferreiro, pessoas que usam roupas pretas frequentemente podem ter a intenção de não querer chamar a atenção.
As cores alteram exatamente porque temos um tempo litúrgico específico para cada veste, bem como celebrações específicas que exigem tais alterações. Todas elas, no entanto, seguem o padrão de cores: verde, vermelho, branco, roxo, róseo e preto.
O preto é a cor mais comum que vemos nas batinas dos sacerdotes e significa a morte e a renúncia. A cor violácea é para os bispos. A cor vermelha é para os cardeais.
E para o Padre? O hábito o ajuda a não se esquecer de sua missão, de sua entrega a Deus. A batina é para o padre proteção, alerta e às vezes, até sinal vermelho. Alerta porque se ele está com a sua veste própria, é convidado a agir como sacerdote.
O barrete demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado. Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.
*BATINA* , é a veste preta, que o Padre usa no dia-a- dia. Simboliza a morte para o mundo. *TÚNICA* , é a veste branca e longa, usada na celebração da Missa. Simboliza a pureza.
- A “roupa de coroinha preta” simboliza a dedicação e serviço dos coroinhas na igreja. Ela representa a humildade e a disposição em auxiliar o padre durante as celebrações religiosas.
O Ferraiolo é um tipo de capa usada tradicionalmente em ocasiões formais, não-litúrgicas. Usada pelos clérigos sobre a Batina em ocasiões como formaturas e atos cívicos.
E cada cor, peça ou bordado de roupa do clero não é à toa: conta a história da religião. Por baixo de tudo estão (não é o que você está pensando) a batina ou as roupas comuns. Ela é preta (que significa a morte para o mundo), tem 33 botões (a idade de Cristo) e 5 abotoaduras (as chagas de Jesus).
Roxa: usado somente nos tempos do Advento e da Quaresma, também nas missas dos fiéis defuntos; Azul: nas memórias de Nossa Senhora; Preta: nas exéquias e funerais.
Nesse caso, pensando na manifestação do luto, o preto significa ausência, a falta da pessoa falecida. O significado simbólico que se manifesta ao usar preto sugere que, apesar do conhecimento que a vida continuará, aquele momento é reservado para lidar com a perda e o luto.
Por exemplo, em Lamentações 4:8, a aparência escura dos rostos de quem sofre é mencionada: "Agora a sua aparência é mais escura do que o carvão; não são reconhecidos nas ruas." Pecado e Trevas O preto pode simbolizar o pecado e a escuridão espiritual.
Azul: Simboliza a presença de Deus, o céu e a divindade. Por exemplo, o azul é mencionado nas descrições do tabernáculo e das vestes sacerdotais no Antigo Testamento.
A cor preta também é neutra, porém poderosa. Geralmente está associada a: sofisticação, formalidade, poder, elegância, riqueza, mistério, estilo, sexualidade. A cor também representa vários conceitos negativos, como: medo, tristeza, mal, remorso e raiva.