DEFINIÇÃO. O pão é definido como o produto perecível que resulta do cozimento de uma massa obtida pela mistura de farinha de trigo, sal comestível e água potável, fermentada por espécies de microrganismos próprios da fermentação do pão.
O pão era unidade de medida: a possessão de grande número de pães era sinônimo de riqueza e os fornos eram considerados como uma espécie de casa da moeda. O pão acabou se tornando meio de pagamento. Os sacerdotes eram pagos em pães, cerveja e bolos cozidos.
Em sentido figurado, pão é «o sustento diário; meios de subsistência» ou «alimento essencial, fundamental»; em liturgia, trata-se de «a hóstia consagrada». No Brasil, ainda é um regionalismo de uso informal e quer dizer «homem ou mulher bonita (mais us[ado] para homens)».
Para os cristãos, o pão simboliza o corpo de Cristo. Na oração do “Pai-nosso” é pedido a Deus “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento.
O pão, símbolo do sustento, esteve sempre presente nas mesas como uma fonte de energia e nutrição. Em tempos remotos, ganhar um pão de presente era uma dádiva, um gesto de generosidade que representava mais do que simplesmente matar a fome.
“Eu sou o pão da vida”. Antes de partir o pão, Jesus parte-se a si mesmo, faz-se alimento. Toda sua vida foi entrega, desde sua Encarnação. Sua vida inteira dá significado ao partir, compartilhar e repartir o pão da vida.
Se você tiver dúvida, envie-a aqui: Feedback e ajuda - TikTok. eu sou o pão careca. se você é uma novinha que quase não tem cabelo. e esse pouquinho de cabelo às vezes pinga creme.
A Bíblia mostra o pão como alimento que alimenta o corpo e a alma, sacia a fome e toda necessidade humana. O pão na Bíblia representa o Corpo de Cristo que se entregou por amor pela humanidade como o verdadeiro alimento, “O Pão vivo descido do céu” (Jo 6,41.51).
O chamado pão espiritual, feito de amor incondicional e de sabedoria, enriquece de paz a vida quotidiana. Ajuda também a lidar as dificuldades próprias da passagem terrena com robustez interior.
Pará: Égua (interjeição de espanto); De rocha (sério); Não, é pão (Claro que sim); Nem com nojo (de jeito nenhum); Bazuca (chiclete); Carapanã (mosquito); Rapidola (rápido): Filho de pipira (quem sempre pede).
O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Isso quer dizer que o pão que pedimos é aquele de que temos necessidade para nossa subsistência presente. O significado da expressão de cada dia poderia ser expresso assim: “Dai-nos hoje (ou cada dia) o nosso pão até o dia seguinte”.
Cristo é o Cordeiro de Deus imolado na cruz e o pão e o vinho se transformam em seu Corpo e Sangue. Por seu sacrifício, Cristo é o verdadeiro cordeiro pascal (Jo 19,36). Ele destruiu o antigo fermento do pecado e tornou possível uma nova vida – santa e pura – simbolizada na Eucaristia, pão sem fermento.
O pão significado espiritual é a interpretação simbólica do pão como um alimento que alimenta não apenas o corpo, mas também a alma. É a compreensão de que o pão pode representar a presença de Deus, a comunhão com o divino e a união entre os seres humanos.
O pão, alimento preparado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, está presente na mesa de todos os povos e classes sociais. É uma ótima fonte de energia, contém importantes nutrientes, como carboidratos e proteína, o que faz dele um alimento apropriado para todas as fases da vida.
Simboliza não somente o alimento para o corpo, sobretudo, representa um alimento espírutal e, por isso, o pão simboliza a VIDA , a RENOVAÇÃO, a PROSPERIDADE, a HUMILDADE e o SACRÍFICIO.
8.600 anos depois, em uma estrutura de fornalha rodeada de grãos, arqueólogos encontraram o petisco pré-histórico: um pão, mas não qualquer um. O item pode ser simplesmente o pão mais antigo do mundo. Com o tamanho aproximado da palma de uma mão, o pão foi posto a fermentar em 6.600 a.C.