O mistério “Sete Cobras” é um dos aspectos negativos do divino Oxumaré, que é em si mesmo o arco-íris ou as sete irradiações divinas. A conotação “serpente” ou “cobra” não são conotações referente a réptil, mas sim simbolizada as qualidades afins com os campos vibratórios dos orixás.
Associado à sabedoria e à astúcia, ele carrega a força e a simbologia da cobra, um animal que representa transformação, renovação e estratégia. Exu Cobra é conhecido por sua habilidade de agir com precisão e discernimento, sempre atento aos detalhes e aos movimentos à sua volta.
Na mitologia dos povos pré-hispânicos (astecas, toltecas, olmecas) a serpente representava a divindade da água uma vez que simboliza a vida, o alimento físico e espiritual.
Na mitologia iorubá (da Nigéria e do Benin), que originou a religião do candomblé no Brasil, a serpente é o símbolo do orixá do movimento contínuo, Oxumarê, responsável por ligar o céu (mundo sagrado) à terra (mundo profano).
Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.
Energias: Transformação e Renovação: A cobra é frequentemente associada à transformação devido à sua capacidade de trocar de pele. Como animal de poder, a cobra pode representar a necessidade de renovação e transformação em sua própria vida.
Estudiosos do assunto revelam que o medo de cobra é uma herança ancestral. Culturalmente, esta espécie de animal representa grande ameaça à sobrevivência do homem na terra. Mesmo com a evolução humana, é natural que os seres vivos detectem esses répteis mesmo quando estão camuflados entre árvores, plantações e pedras.
Espiritualmente, isso pode simbolizar a necessidade de deixar para trás velhos hábitos, pensamentos ou situações para dar lugar a novas oportunidades e crescimento pessoal. ✨️Pessoas atraídas por cobras podem estar em busca de um despertar espiritual ou de uma conexão mais profunda com sua própria energia vital.
Segundo a tradição nórdica, a serpente era um poderoso símbolo de potencial perigoso e traiçoeiro. Na magia, a ingestão do sangue de cobra proporcionava conhecimento e eloquência (era, de fato, um vasilhame de sabedoria), e na Volsunga Saga conferia ao herói Sigurd o poder de entender a linguagem dos pássaros.
Renovação e Cura: A cobra coral também é interpretada como um símbolo de renovação espiritual e cura. Sua capacidade de mudar de pele é vista como um processo de purificação e renovação, onde velhas energias são liberadas e novas oportunidades são abertas para o crescimento espiritual.
O Novo Testamento identifica a serpente do Gênesis como Satanás e nesse processo redefine pela Bíblia Hebraica o conceito de Satanás ("O Adversário, um membro da Corte dos Céus atuando em nome de Iavé para testar a fé de Jó"), de tal forma que Satanás/Serpente se torna parte de um plano satânico para afastar o ser ...
Exu Cobra é uma entidade das religiões afro-brasileiras, especialmente na umbanda. Associado à transformação, proteção e ao poder das serpentes, ele simboliza conhecimento oculto e renovação. Exu Cobra atua como guardião de caminhos e encruzilhadas, ajudando a superar obstáculos e trazendo clareza.
Claramente, isso reflete alguns aspectos negativos, como a traição, corrupção, falsidade e tentação. No entanto, o significado espiritual da cobra vai muito além. Em geral, as cobras são símbolos da força vital, da cura e da renovação, do renascimento, da criação da vida, da fertilidade e até mesmo da sensualidade.
Pomba Gira Cobra 20Cm. Pomba Gira Cobra é conhecida por sua astúcia e poder transformador. Invocada para proteção e renovação espiritual, ela ajuda a superar obstáculos e transformar situações adversas.
Ser seguido por uma cobra anuncia que você conquistará uma vitória considerada impossível. Ver uma cobra morta simboliza que suas disputas se aproximam do fim. Se for verde, ninguém prejudicará você. Se for azul, você tem grande energia espiritual.
A cobra é frequentemente associada à transformação, renovação e cura espiritual. Em muitas culturas ancestrais, a serpente representa tanto a dualidade da vida (o bem e o mal) quanto a sabedoria oculta que pode ser descoberta por meio da jornada interior.
Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
A cobra pode representar coisas boas e ruins, como a cura que vem do veneno, e também está ligada à ideia de renovação, porque as cobras trocam de pele. O bastão, por sua vez, simboliza a vida e a sabedoria.
As cobras são atraídas pela abundância de refúgios e fontes de alimento. Montes de entulho, pilhas de lenha, jardins descuidados e áreas com vegetação alta oferecem esconderijos ideais. Além disso, a presença de roedores, insetos e outras presas na área pode atraí-las em busca de comida.
Sua ligação com a serpente coral pode simbolizar sabedoria, cura e transformação, além de sua capacidade de lidar com situações venenosas ou perigosas. Em muitas práticas espirituais, ele é invocado para ajudar na cura física, emocional e espiritual, e para fornecer orientação e força em momentos de dificuldade.
Numa de suas visitas a pacientes em seu templo, uma serpente enrolou-se em seu cajado. Apesar do esforço para retirá-la, a serpente tornava a enrolar-se no cajado onde permaneceu. Esculápio tornou-se o deus da medicina e seu cajado com uma serpente enrolada, o símbolo da atividade médica.