“Crianças com TDAH e QI superior (≥120) tendem a apresentar menos erros de omissão e comissão em testes visuais e auditivos comparadas às crianças com QI médio (70-120), mesmo após controlar variáveis como idade e gênero”.
“Alguns estudos indicam que cerca de 8,8% das crianças com TDAH são superdotadas, enquanto outros apontam que 18% das crianças superdotadas têm TDAH, podendo ser ainda mais expressivo em alguns casos. Há menções de até 50% de casos em outros estudos.
– Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras? Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.
Energia: alguns indivíduos com TDAH parecem ter grandes cargas de energia, que eles podem canalizar em direção ao sucesso independentemente de área. Com treinamento, tratamento e estratégias corretas, eles têm potencial para serem excelentes jogadores, estudantes e funcionários.
Os pesquisadores também registraram diagnósticos clínicos de autismo documentados nos registros. Dos 890 indivíduos para os quais os registros continham dados de QI e que atendiam à definição inclusiva de autismo, 59 por cento tinham uma pontuação de QI média ou superior - definida no estudo como 86 ou superior.
A partir do QI, a deficiência intelectual é classificada em leve (QI entre 50 a 69), moderada (QI entre 35 e 49), grave (QI entre 20 e 34) e profunda (QI inferior a 20), segundo a Organização Mundial da Saúde 2; 4; 6; 7.
Segundo Nathalie, para muitas pessoas com TDAH, a busca por estímulos é constante. Isso pode se manifestar também nos relacionamentos amorosos, onde a paixão traz uma dose extra de emoção e excitação.
TDAH é genético ou não? A resposta curta é sim, é possível que uma pessoa possa herdar o TDAH de sua mãe, pai ou ambos. Pesquisas atuais sugerem que as crianças cujos pais são diagnosticados com TDAH correm um risco maior de desenvolver a doença.
Criatividade e inovação – pessoas com TDAH tendem a ser mais criativas e inovadoras do que aquelas sem o transtorno, pois possuem uma mente mais aberta, flexível e propensa a pensar fora da caixa.
Em relação à inteligência geral, os grupos de crianças com dislexia (QI médio=96, DP=10) e com TDAH (QI médio=103, DP=8) tiveram desempenho classificado como médio na WISC-IV.
Quem convive com indivíduos com TDAH às vezes não consegue compreender a intensidade de suas reações e pode se irritar com seu comportamento indeciso. O afastamento de pessoas próximas acaba contribuindo para a sensação de inadequação e baixa autoestima desses indivíduos.
Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...
O adulto com TDAH apresenta uma frequente alteração de humor. Segundo a Associação Brasileira de deficit de Atenção, adultos com TDAH apresentam com frequência problemas com uso de álcool, drogas, ansiedade e depressão.
TDAH é um distúrbio cerebral presente desde o nascimento ou que se desenvolve logo após o nascimento. Algumas crianças têm dificuldades principalmente com a atenção prolongada, com a concentração e com a capacidade de concluir tarefas; algumas crianças são hiperativas e impulsivas e algumas têm ambos os problemas.
A hiperatividade pode levar a comportamentos impulsivos. Ou seja, uma pessoa inquieta possui maiores chances de agir sem pensar do que outra mais calma. Assim, a própria impulsividade pode gerar sentimentos negativos, como culpa, arrependimento, frustração, entre outros.
Ambas possuem dificuldades na interação social e concentração, porém de formas opostas. Enquanto o Autismo desenvolve um hiperfoco e possui dificuldades de socialização, o TDAH evita atividades que requerem concentração e podem ser crianças extremamente falantes e participativas, embora não dediquem atenção e foco.
A pessoa com TDAH pode se sentir inquieta e desmotivada, perdendo completamente o interesse pelo que antes era uma paixão. Nesse momento, surge a busca por um novo estímulo que possa trazer de volta a excitação perdida.
Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...
No entanto, o TDAH pode afetar a forma como a saudade é expressa ou lembrada. Com o funcionamento cerebral voltado para o presente, quem tem TDAH pode ter dificuldade em acessar ou manter pensamentos constantes sobre o passado, especialmente quando está envolvido em novas experiências e estímulos no dia a dia.
Enquanto o TDAH é notório por manifestar-se por meio de dificuldades na concentração, hiperatividade e impulsividade, a superdotação destaca-se pela presença de uma inteligência excepcionalmente elevada.
No entanto, vários estudos, liderados pelo psicólogo britânico Richard Lynn, relatam um QI médio de 87 para o Brasil, o que parece ser insuficiente para explicar seu desempenho econômico atual.