Ela descobriu que o filho tinha a #displasia esquelética na 30ª semana de gestação durante os exames de pré-natal. Após as ecografias, um dos médicos chegou a dizer que havia a possibilidade de a condição de Netinho comprometer o desenvolvimento dos órgãos, o que o tornaria “incompatível com a vida”.
E quando a gente usa a terminologia correta, pessoa com nanismo, que retrata a nossa condição física, a sociedade acha que a gente não gosta de anão, que não queremos que as pessoas nos vejam como anões. Mas não é isso, é o que a terminologia carrega. Anão se tornou uma palavra pejorativa.”
Nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo.
A influenciadora gaúcha Vanny Santos filmou uma conversa com o filho Mario Netto, de 8 anos, sobre a palavra "anão" e compartilhou na rede social Tik Tok. De forma didática, a mãe da criança, que tem nanismo, explica por que a palavra "anão" é pejorativa e ofensiva.
Hoje, Neto já tem 8 anos e faz sucesso nas redes sociais ao lado da mãe. Os dois levam alegria e bom humor com seus vídeos onde cantam e conscientizam as pessoas sobre o nanismo. Em um deles, a mãe explica para o filho porque soa ofensivo chamar alguém de "anão".
Mario, de 9 anos, tem nanismo e Vanny aborda a realidade dessa maternidade atípica de forma leve, passando informações e quebrando preconceitos sobre o assunto. Mas, não é só isso. Eles também cantam e mostram as aventuras que vivem no município de Garopaba, litoral sul de Santa Catarina.
Se apenas um dos pais for portador da condição, a probabilidade de o filho também nascer com acondroplasia é de 50%. Entretanto, 80% dos casos de acondroplasia decorrem de mutações novas, provenientes de pais que possuem estatura mediana.
O nanismo pode ser causado por alterações genéticas, hormonais, nutricionais ou ambientais, que fazem com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria, sendo classificado em diferentes tipos de acordo com as características do corpo e causas.
Mario Neto é ator e comediante e faz parte do casting da Montenegro Talents, tendo como seu agente o renomado empresário artístico Marcus Montenegro. Desde criança ele faz cursos relacionados com a arte de interpretar.
A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres. No Brasil, o nanismo foi reconhecido como uma deficiência em 2004, por meio do Decreto 5.294/04. Com a norma, foram garantidos diversos direitos a essas pessoas para sua inclusão e acessibilidade.
No caso do nanismo – conhecido de forma pejorativa como “anão” – a estatura está abaixo do percentil 03 para a idade, ou seja: a criança ou o indivíduo estaria entre as três menores de 100 indivíduos na média.
Mãe e filho chamam atenção para a inclusão social, ao viralizar vídeos fofos nas redes sociais. Para quem ainda não viu, se prepare para derreter o coração. Os autores do vídeo são, Vanny Santos, de 28 anos e seu filhinho Mario Netto, de 6 anos de idade, que tem acondroplasia (Nanismo).
As pessoas com nanismo são submetidas ao preconceito, à discriminação e a termos pejorativos. Anão, por exemplo, é o termo pejorativo mais utilizado. Historicamente, a expressão é utilizada desde 1865.
Mario Netto tem nove anos, mora em Garopaba, e tem nanismo. Ele e a mãe, Vanny, usam as redes sociais para falar sobre o dia a dia e assim ajudam a combater qualquer tipo de preconceito.
Tônus muscular baixo e articulações soltas. Frequentes infecções no ouvido médio, que podem levar à perda auditiva. Inteligência normal. Retardo em marcos de desenvolvimento, como caminhar (que pode ocorrer entre 18 e 24 meses, em vez de cerca de 1 ano de idade).