Só o segundo elemento vai para o plural se o nome for formado por elementos onomatopaicos ou palavras repetidas: tique-taque (tique-taques), tico-tico (tico-ticos), quero-quero (quero-queros), reco-reco (reco-recos), quebra-quebra (quebra-quebras).
a) o substantivo é saca-rolhas (com “rolhas” no plural), assim como “lança-chamas”, “quebra-nozes” etc. b) o gênero do substantivo “saca-rolhas” é masculino, portanto o certo seria “eu passo a mão no saca-rolhas”.
Qual é o plural de “mamão”: “mamões”, “mamãos” ou “mamães”? Este último ficou bem esquisito, hein! O correto é “mamões”. “Esse termo segue a regra de formação do plural em '-ões', que é a mais comum em palavras que terminam em '-ão'”, explica Laís Lopes Vieira, editora de Língua Portuguesa da plataforma Amplia.
Pasquale explica que os dicionários indicam que o plural é 'blitze', mas o vocabulário da Academia Brasileira de Letras indica que 'blitz' é uma palavra de dois números. Terminando em 'z', é singular e plural.
O salário família 2025 é um benefício previsto em lei para os trabalhadores de baixa renda com dependentes de até 14 anos. Conheça as regras! Desde 1930 no Brasil, os trabalhadores que possuem filhos menores de 14 anos ou filhos com deficiência podem se inscrever para um benefício do INSS chamado Salário Família.
Victor Hugo de Melo EMENTA: Abreviar nome ou sobrenome no carimbo, na assinatura ou em qualquer documento médico pode ser realizado, desde que o número de inscrição no CRM seja legível e que o emissor possa ser identificado. Supressão do nome do médico não é recomendado.
A forma de plural é guardas-noturnos. É uma palavra composta formada por um nome (guarda) e por um adjetivo (noturno). Neste caso, os dois elementos da palavra adquirem as formas do plural. ferrugem ou ferrujem?
A pessoa que possui tique nervoso pode apresentar comportamentos como piscar repetidamente, fungar o nariz, mexer a cabeça e até fazer caretas, assim como assobios e outros tipos de sons feitos com a boca. O tique nervoso geralmente não impede que a pessoa realize suas atividades do dia a dia normalmente.
O aumento da frequência do piscar pode ocorrer devido a tiques motores, excesso do piscar ou blefaroespasmo (espasmo das pálpebras). O tique motor é mais comum na infância e se caracteriza por uma contração rápida e exagerada do músculo orbicular, responsável por fechar os olhos.
O traço que caracteriza o cacoete é o fato de ocorrer de forma involuntária. Existe um espectro de condições associadas a cacoetes, indo de casos mais brandos até a Síndrome de Tourette. No caso dessa doença, há a ocorrência de múltiplos tiques paralelos, tanto motores quanto sonoros.