O fórum é o espaço físico em que funciona a estrutura da comarca. A direção do foro é exercida por um juiz de direito da comarca, que acumula a função jurisdicional com a função administrativa. Cada comarca dispõe de uma secretaria do foro, vinculada hierarquicamente à direção do foro.
Fórum designa o local onde funcionam os órgãos do poder judiciário, por conseguinte, a sede do juízo; o lugar onde se realizam, de regra, os atos processuais, onde, às horas de expediente, devem encontrar-se os juízes e seus auxiliares.
A palavra “foram”, por sua vez, é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo tanto para o verbo “ir” quanto para o verbo “ser”.
Na sua origem primitiva o nome forum designava todo local descoberto, pois nos campos e nas encruzilhadas das vias e estradas se encontravam os fora, servindo de campo para feira, de mercado, por conseqüência. Os mercados citadinos tomaram o mesmo nome.
Fórum: é o espaço físico em que funciona um órgão do Poder Judiciário, como o fórum da imagem acima. Comarca: é o território em que o juiz de 1º grau exerce a sua jurisdição. Depende do número de habitantes, da demanda forense, podendo abranger vários municípios. Uma comarca pode conter um ou mesmo vários juízes.
Vara de Origem; g) corrija-se para colendo Juízo, colenda 1ª Vara do Trabalho, colenda Vara de Origem; h) quem se abstiver do purismo da distinção tradicional também poderá usar egrégio Juízo, egrégia 1ª Vara do Trabalho, egrégia Vara de Origem.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Você sabe a diferença entre fórum e foro? #ParaTodosVerem Fundo azul claro, ícone de localização em cima de papel aberto, simulando mapa, com vários marcadores, e texto: fórum é espaço físico, prédio onde funcionam os órgãos do Tribunal de Justiça. Foro é sinônimo de jurisdição, área de atuação do Poder Judiciário.
Mas você deve estar se perguntando: e como fica o plural, juizes ou juízes? Aqui é juízes, com acento agudo no “i”. Lembre-se de que o plural de juiz não termina com Z, certo? Ademais, trata-se de um hiato em palavra paroxítona contendo somente a vogal na sílaba (ju-í-zes).
Fórum ou foro (ô) (ambos, aportuguesamentos do termo latino forum) é o edifício em que estão sediadas as instalações do Poder Judiciário, onde trabalham os magistrados ou onde funcionam os tribunais judiciais de determinada localidade. Corresponde ao que, em Portugal, é designado por palácio da Justiça.
Um fórum é um tipo de site que reúne recursos que permite interação entre usuários, por meio de debates ou simples perguntas e respostas entre os participantes, em torno de temas específicos. Há fóruns mais abrangentes e mais restritos, quanto aos assuntos que são abordados.
Que outros nomes tem a expressão "fórum de discussão"?
Um fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. Também é chamado de "comunidade" ou "board".
O fórum de discussão é um canal que aproxima o corpo docente e os alunos. Como explicamos, por meio dele, são abertos diálogos e debates acerca de temas relacionados com o curso ou que trazem uma temática mais atual, mas também voltada para a área.
Já o Fórum é o espaço físico em que funciona um órgão do Poder Judiciário, ou seja, é a sede da Comarca. Cada Comarca pode ter uma ou mais Varas, que são unidades judiciais comandadas por um juiz e sua equipe.
Em suma, um fórum cível é uma instituição jurídica responsável pela resolução de conflitos de natureza civil. Nele, são tratadas questões relacionadas a direitos e obrigações entre pessoas físicas e/ou jurídicas.
QUÓRUM. Quórum pode ser definido como o número mínimo de pessoas para um determinado fim, como o início de uma reunião, abertura da sessão ou aprovação de uma proposição.