A palavra “corrimão” vem da junção de “correr” + “mão”, uma aglutinação que, com o tempo, passou a ter um significado próprio. Logo, se o plural de “mão” é “mãos”, o de “corrimão” será “corrimãos, seguindo a lógica.
O plural de “xerox” é “xerox”, simples assim. A palavra não sofre alteração na forma escrita, independentemente de estar no singular ou no plural. Isso acontece porque “xerox”, assim como outros substantivos terminados em -x, é considerado invariável pela norma padrão da Língua Portuguesa.
Pasquale explica que os dicionários indicam que o plural é 'blitze', mas o vocabulário da Academia Brasileira de Letras indica que 'blitz' é uma palavra de dois números. Terminando em 'z', é singular e plural.
Já parou para pensar qual o plural de álcool? A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis.
O substantivo ar-condicionado tem plural: ares-condicionados, como se compreende. Como plural de ar-condicionado, não podemos usar condicionadores de ar, porque são palavras diferentes. Os condicionadores de ar são os aparelhos que condicionam o ar.
Estes substantivos formam o plural de três maneiras diferentes e não existe um padrão para saber como cada palavra será transformada. O final -ão, no plural, pode virar: -ões, -ãos ou –ães. No caso dos nascidos na Alemanha, o plural é “alemães”.
Blitz – Palavra alemã incorporada ao vocabulário, dispensa destaque gráfico. Como o plural alemão é pedante, recomenda-se usar, no plural, palavras nossas, como operações, incursões e batidas.
Com PIX, é a mesma coisa. Ocorre, porém, que o uso efetivo da língua portuguesa no Brasil, conforme prevê o Decreto-lei 5182/43 (Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa), indica que - provavelmente só se manterá uma forma aqui: OS PIX. Os dois são corretos: OS PIX ou OS PIXES.
O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”.
[ Botânica ] Fruto dessa árvore, grande e esférico, cuja polpa amarelada pode ser cozida, assada, frita ou transformada em farinha. Origem etimológica: fruta + pão. Plural: frutas-pão ou frutas-pães. Plural: frutas-pão ou frutas-pães.