"PRODUTO DE MACARRÃO".. Produto de macarrão estável na prateleira de umidade total tendo um pH de 3,7 a 4,5 e compreendendo um macarrão cozido ou pré-cozido tendo um teor de matéria seca de 30 a a 45% em peso, um ácido e um óleo.
Alimentos com valores de pH em torno do neutro (entre 6,5 e 7,5) são mais favoráveis para o crescimento da maioria dos microrganismos. - Alimentos muito ácidos, que possuem pH inferior a 4. De modo geral, os bolores e as leveduras possuem maior tolerância a pH mais baixo do que as bactérias.
O pH final da carne de peito deve ficar entre 5,7 e 5,9. Após 24 horas do abate, se o pH estiver superior a 6,2, a carne de frango irá se encontrar com grande retenção de água e o estabelecimento da coloração escura, caracterizando a carne DFD.
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
RESUMO – O pepino é uma hortaliça de baixa acidez, que apresenta pH maior que 4,5. No processamento de pepino em conserva, é necessária a adição de ácido orgânico para se obter o pH de equilíbrio igual ou menor que 4,5 no produto final.
O melão tem um pH mais alcalino e é fonte de vitaminas e minerais, como por exemplo cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Este fruto contribui para a desintoxicação do organismo e para a neutralização da urina, sendo um alimento importante também no combate a infeções urinárias.
O pH normal da cerveja [4.1-4.6] inibe certos organismos deteriorantes, enquanto um pH muito mais baixo pode ser indicativo de infecção por bactérias produtoras de ácido, resultando em cerveja azeda.
Normalmente, o valor do pH do arroz está na faixa de 6 a 7 pH, embora possa variar conforme o tipo. Por exemplo, o arroz branco tem um pH de 6 a 6,7, o arroz integral tem um pH de 6,2 a 6,7 e o arroz selvagem tem um pH de 6 a 6,4. O teor inorgânico do arroz também pode contribuir para o valor do seu pH.
O pH normal da clara do ovo e da gema é próximo a 7,9 e 6,2, respectivamente. No entanto, esses valores podem se elevar em longos períodos de armazenamento em condições inadequadas de temperatura e umidade (Seibel, 2005).
Em relação ao pH, a faixa de variação encontrada foi de 3,34 a 3,87, podendo ser considerados frutos ácidos, destacando-se o material BQ 155 com o menor valor de pH (Tabela 1). Segundo Gould (1974), para um fruto de tomate ser considerado ácido, a sua acidez deve ser inferior a 4,5.
O melão é uma fruta bastante conhecida por possuir o pH alcalino. Isto auxilia a manter o nível de saúde do sangue. Por provocar o efeito alcalino no corpo, o pH auxilia na neutralização da urina, evitando possíveis infecções. O melão é uma fonte rica de minerais, como o ferro, o cálcio e o fósforo.
Urina: o pH normal varia entre 4,5 e 8; Estômago: o pH normal fica em torno de 0,8. Esse nível tão baixo se dá por conta dos ácidos liberados na digestão dos alimentos, tornando a concentração de íons de hidrogênio cerca de 4 milhões de vezes maior do que no sangue, por exemplo.
A acidez torna os iogurtes alimentos relativamente estáveis por inibir o crescimento de bactérias Gram- negativas, e o pH do produto pode variar de 3,6 a 4,2 podendo atingir pH final de até 4,5 (RODAS, 2001).
RESULTADOS: Os valores médios de pH dos chás prontos para beber variaram entre 2,88 e 4,03 enquanto que para os chás para preparo em infusão e erva mate os valores variaram entre 6,75 e 7,89.
SABONETE LÍQUIDOS: sua faixa de pH pode variar entre 5,0 e 7,0. SABONETE BARRA: devido ao processo de fabricação, o pH é um pouco mais alto que dos sabonetes líquidos. SABONETE LÍQUIDO: sua faixa de pH pode variar entre 5,0 e 7,0.
Acidez em ácido cítrico variou entre 5,43 e 5,59g/100mL de suco enquanto no suco fresco havia 5,29g/100mL, pH variou entre 2,66 e 2,80 nos sucos armazenados e no suco fresco 2,75 não havendo diferenças entre as amostras devido ao armazenamento ou ao tratamento (Tabela 2).