Os valores de pH entre as manteigas variaram de 4,06 a 7,67, estando dentro do valor mínimo de 2,74 descrito. Percebe-se que as amostras de manteigas, tanto industrial quanto artesanal, não demonstraram valores elevados de acidez. O valor máximo estabelecido de cloreto de sódio (NaCl) por 100g de manteiga é de 3g.
O pH médio da massa fresca, para todas as quatro formulações de pães de forma avaliadas, variou de 5,64 a 6,99, tendo sido verificada elevação do mesmo com o aumento na concentração de carbonato de cálcio.
Margarina ou Manteiga? A Dúvida acabou. Dr. Fernando Lemos - Planeta Intestino.
Qual o pH da batata-doce?
A variação do pH foi de 6,22 (ILS 03) a 6,56 (Rubissol) nas batatas-doces cruas e se mostram próximas da neutralidade. Nas batatas-doces assadas a variação foi de 5,64 (ILS 71) a 6,06 (Rubissol).
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
Em relação ao pH, a faixa de variação encontrada foi de 3,34 a 3,87, podendo ser considerados frutos ácidos, destacando-se o material BQ 155 com o menor valor de pH (Tabela 1). Segundo Gould (1974), para um fruto de tomate ser considerado ácido, a sua acidez deve ser inferior a 4,5.
A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40.
O valor de pH do mel alterna entre 3,4 e 6,1, com uma média de 3,9 (IURLINA; FRITZ, 2005). No entanto, o pH não está diretamente relacionado com a acidez, devido à ação de tamponamento de ácidos e sais minerais encontrados no mel (DE RODRIGUEZ et al., 2004).
Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra, não causam efeitos nocivos para a saúde, mas também não proporcionam benefícios. O pH ideal para a nossa saúde é acima de 7. O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde.
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
O pH normal da cerveja [4.1-4.6] inibe certos organismos deteriorantes, enquanto um pH muito mais baixo pode ser indicativo de infecção por bactérias produtoras de ácido, resultando em cerveja azeda.
Normalmente, o valor do pH do arroz está na faixa de 6 a 7 pH, embora possa variar conforme o tipo. Por exemplo, o arroz branco tem um pH de 6 a 6,7, o arroz integral tem um pH de 6,2 a 6,7 e o arroz selvagem tem um pH de 6 a 6,4. O teor inorgânico do arroz também pode contribuir para o valor do seu pH.
O produto comum, de uso doméstico, pode ter pH de até 2,2 — cerca de 10 vezes mais ácido que a média dos refrigerantes. O vinagre comercial é o que tende a apresentar níveis de pH mais baixos, enquanto as versões caseiras chegam a cerca de 3.
O melão tem um pH mais alcalino e é fonte de vitaminas e minerais, como por exemplo cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Este fruto contribui para a desintoxicação do organismo e para a neutralização da urina, sendo um alimento importante também no combate a infeções urinárias.
“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
Os alimentos de acordo com a escala de pH são: Ácidos: carne, aves, peixe, laticínios, ovos, grãos, álcool. Neutros: gorduras naturais, amidos e açúcares. Alcalinos: frutas, nozes, legumes e vegetais.