Com o surgimento da linguística como ciência da linguagem, essa atribuição de descrever a língua e de explicar o seu funcionamento, a sua evolução e a sua relação com a sociedade e os falantes passou a ser dela, linguística.
As funções da linguagem são categorias dos estudos da comunicação. Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva.
Para a gramática tradicional o único objeto de estudo a ser estudado e difundido pela escola é o uso considerado correto da língua. Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana.
A formação lingüística traz também uma contribuição muito importante, ao despertar nos alfabetizadores a valorização do código oral como mediação necessária para que seus alfabetizandos adquiram de forma mais fácil e agradável a habilidade de escrever.
[GRAMÁTICA] Oralidade e escrita ▷ Até seu comportamento muda!
Qual é o papel da linguística?
Com o surgimento da linguística como ciência da linguagem, essa atribuição de descrever a língua e de explicar o seu funcionamento, a sua evolução e a sua relação com a sociedade e os falantes passou a ser dela, linguística.
Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana com base em observações e teorias que possibilitam a compreensão da evolução das línguas e desdobramentos dos diferentes idiomas. Ela é responsável também pelo estudo da estrutura das palavras, expressões e aspectos fonéticos de cada idioma.
“A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. 'Científico' opõe-se a 'prescritivo'.
Competência linguística é um termo que denomina a capacidade do usuário da língua de produzir e entender um número infinito de sequências linguísticas significativas, que são denominadas sentenças, frases ou enunciados, a partir de um número finito de regras e estruturas.
A gramática estuda a língua, seu uso e sua estrutura, pensando não só na forma escrita, como também na oral, ou seja, na fala. A gramática apresenta alguns tipos de enfoque diferentes, assim como se divide em áreas específicas.
Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.
informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma função, que são as seguintes: ∎ Função Referencial; ∎ Função Conativa; ∎ Função Emotiva; Page 4 FUNÇÕES DA LINGUAGEM ∎ Função Metalinguística; ∎ Função Fática; ∎ Função Poética.
Função referencial ou denotativa: apresentar mensagem objetiva. Função fática ou de contato: manter o canal de comunicação ativo. Função metalinguística: colocar em evidência a própria linguagem utilizada. Função conativa ou apelativa: convencer ou instruir o receptor da mensagem.
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras, Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.
Franchi (1988) explica esses níveis: Atividade lingüística é nada mais que o exercício pleno, circunstanciado, intencionado e com intenções significativas da própria linguagem.
A capacidade linguística, por sua vez, é o conhecimento da estrutura de um idioma em especial, sua ortografia (que é apenas um dos itens do idioma), sua estrutura, seu léxico. Aqui ainda temos a capacidade de interpretação, que exige capacidade linguística, mas também um certo conhecimento de mundo.
A linguística teórica procura estudar questões tão diferentes sobre como as pessoas, usando suas particulares linguagens, conseguem realizar comunicação; quais propriedades todas as linguagens têm em comum, qual conhecimento uma pessoa deve possuir para ser capaz de usar uma linguagem e como a habilidade linguística é ...
A Lingüística é o estudo científico da linguagem verbal humana e a pesquisa lingüística é feita por muitos especialistas que, geralmente, não concordam harmoniosamente sobre o seu conteúdo. Os lingüistas dividem o estudo da linguagem em certo número de áreas que são estudadas mais ou menos independentemente.
A Linguística se trata do estudo científico da linguagem humana, incluindo aspectos como a estrutura da linguagem, a sua utilização, aquisição, e como ela é processada pelo cérebro.
Conceito de linguagem, as funções da linguagem na comunicação, a fala e a língua. Linguística: objetos de estudo, panorama histórico, áreas. O signo linguístico e suas características, langue e parole, sincronia e diacronia, eixos da linguagem, e as noções de forma, substância e distribuição.
Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal). São as variações relacionadas ao espaço geográfico em que estão inseridas.