A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave.
É o caso da nuvem Cumulonimbus (CB) ou nuvem de tempestade. “Para a aviação, é o tipo mais perigoso devido ao conjunto de fenômenos meteorológicos que se produzem nela, capazes de comprometer a segurança do voo”, conta o professor de meteorologia Flávio Silveira, da Escola de Aviação Grandis Soluções, em Brasília.
Por que algumas aéreas omitem a fileira 13 em seus aviões? Considerado um sinal de azar ou mau agouro em muitas culturas, o número 13 também pode não aparecer em alguns aviões. Isso inclui companhias aéreas brasileiras, mas o fenômeno ocorre em várias partes do mundo.
Com cálculos mais precisos para 2024, foi definido que a rota aérea mais turbulenta do mundo é a que liga a cidade de Mendoza (Aeroporto Internacional Governador Francisco Gabrielli, conhecido como "El Plumerillo") e Santiago do Chile (Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez).
Saiba que uma pesquisa feita pela revista Time, dos Estados Unidos, revelou que os assentos na parte do meio e na parte traseira da aeronave são os mais seguros. Ainda segundo o levantamento, em casos de desastres aéreos, os passageiros que estão nessas áreas têm mais chance de sobreviver.
O Coronel Rufino Ferreira, ex-investigador do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), afirmou em entrevista à CNN que o avião ATR-72 da Voepass, envolvido no acidente em Vinhedo, interior de São Paulo, é “seguro e eficiente”.
Os lugares que os passageiros geralmente não gostam dentro do avião e que você deve evitar a qualquer custo são: Assentos na última fileira de cada seção, ou antes das saídas de emergência. Eles não reclinam, até mesmo em boa parte dos voos internacionais de longa duração.
A rota entre Mendoza e Santiago lidera o ranking, seguida por voos para o Chile e Nepal, mostrando a influência das montanhas na turbulência. O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores.
Conforme o professor, na mitologia nórdica, a maldição do número 13 aparece porque o deus Odin teria realizado um jantar para 12 deuses. Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado e armou uma confusão, que terminou na morte de um dos convidados.
Para aumentar o espaço entre os assentos, foi necessário remover uma fileira. Para padronizar a numeração das poltronas em toda a frota, de modo que todos os assentos nas saídas de emergência tenham a mesma numeração, os aviões da Gol passaram a não ter as fileiras 13 e 16.
Algumas pessoas têm dúvida sobre quais assentos ficam na asa do avião. Geralmente, eles estão localizados na fileira 7 e são uma boa opção para quem vai voar pela primeira vez. Isso porque, neles, é possível sentir menos as turbulências da aeronave.
Durante o dia, o aquecimento da superfície terrestre pode causar turbulências devido às correntes de ar ascendentes. Já à noite, a atmosfera tende a ser mais estável, proporcionando um voo mais suave.
O cúmulo-nimbo, quando em seu estágio mais intenso, apresenta grande perigo para a aviação devido à ocorrência de pancadas de chuva, às vezes acompanhadas de granizo, além de correntes descendentes, turbulência e rajadas severas.
Exemplo disso é o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que fica em Várzea Grande (MT): a unidade teve o pior desempenho em 20 dos 48 critérios analisados pela pesquisa.
É o caso da nuvem Cumulonimbus (CB) ou nuvem de tempestade. “Para a aviação, é o tipo mais perigoso devido ao conjunto de fenômenos meteorológicos que se produzem nela, capazes de comprometer a segurança do voo”, conta o professor de meteorologia Flávio Silveira, da Escola de Aviação Grandis Soluções, em Brasília.
Viracopos já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2019 (referente ao ano de 2018), em 2020 (referente ao ano de 2019) e em 2022 (referente ao ano de 2021). Desta vez, o aeroporto recebeu a premiação em 2023 (referente ao ano de 2022).
O risco de um piloto ou copiloto da aviação comercial brasileira falhar de forma grave é cerca de 50% maior quando sua escala de trabalho se prolonga entre a meia-noite e as 6 horas da manhã.
👎 Os piores assentos: Evite os próximos ao banheiro para escapar do barulho e do tráfego constante. Também é bom evitar os últimos assentos, já que podem ser mais barulhentos, não terem reclinação, demorar no desembarque e oferecer menos estabilidade.
Desde o lançamento, nos anos 1980, os ATR 72 já caíram 402 vezes, matando 470; e foram 187 acidentes e 296 mortos com o ATR 42. Posts nas redes distorcem uma informação divulgada pela ASN para alegar que já foram registradas 402 quedas de aeronaves ATR-72.
Segurança é a mesma, e o consumo é menor. A motivação para optar pelo turboélice, diz Ferreira, é economia, já que ele oferece a mesma segurança que o avião a jato.
Em um cenário de falha nos sistemas do avião, a água congelada pode "contribuir para um acidente" aéreo, segundo Vieira Filho. "Porém, o gelo não derruba um avião", ressalta. "De fato, em condições de gelo, você pode ter problemas até nos sistemas de antigelo e de degelo, que podem não funcionar.