Os números 925 e 950 indicam a quantidade de prata pura presente na liga. As joias possuem, respectivamente, 7,5% ou 5% de outros metais na sua composição. As joias de prata são produzidas a partir de uma liga com outros metais. Assim como o ouro, em seu estado puro, o metal é extremamente frágil e maleável.
Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A prata 925 recebe diversas nomenclaturas - por isso, caso você esteja se perguntando o que é prata de lei ou o que é prata esterlina, saiba que elas são a mesma coisa.
A prata 925 nada mais é do que um material composto de 92,5% de prata, além de outros tipos de metais. Já a prata 990 é ainda melhor, uma vez que é 100% pura. Então, quando dizemos “prata 990” significa que ela é 100% feita de prata mesmo (sem a composição de outras ligas ou metais, como o cobre).
A prata 995, com sua alta pureza, sugere uma qualidade superior. O acabamento polido adiciona um brilho elegante às alianças, conferindo-lhes um toque sofisticado. Ao serem vendidas como um "Par", essas alianças destacam a ideia de união e complementaridade entre os parceiros.
A Prata 950 é especialmente apreciada por quem busca um visual mais elegante e exclusivo. Embora um pouco mais cara que a Prata 925, seu valor está na qualidade e na estética requintada das peças.
A prata verdadeira não é magnética, então se a peça for atraída pelo ímã, é um indicativo de que pode não ser prata genuína. No entanto, lembre-se de que algumas ligas de prata podem conter pequenas quantidades de outros metais não magnéticos, então este teste não é definitivo por si só.
A Prata de Lei ou Prata 925 é a mais valorizada na alta joalharia e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das jóias fabricadas com ela.
Então, a prata de lei é o mesmo tipo de metal que a prata 925 e é o termo adotado em joias da Pandora, conhecidas pela qualidade e durabilidade, mantendo o brilho e a resistência no dia a dia.
As diferenças aqui são bem simples, está no teor de pureza, os números representam a % de pureza na mistura, a 925 tem 92,5% de prata na sua composição e a 950 tem 95%, e restante da mistura é de latão e cobre.
A prata legítima gruda no gelo porque é um excelente condutor térmico, transferindo calor rapidamente e acelerando o derretimento e recongelamento do gelo no ponto de contato. Sabia disso? Se sua peça não grudou no gelo fique bem atento!
Sabia que a prata pode deixar o seu dedo verde logo nos primeiros dias de uso? A prata 950 ao entrar em contato com a nossa pele, pode reagir causando uma coloração esverdeada no dedo. Isso não significa que a qualidade da peça seja ruim.
Ao se deparar com uma peça, a primeira coisa a procurar é o selo de autenticidade. Ele fica impresso na peça, geralmente em um local bem discreto, como no seu interior. Por exemplo, uma marca “925” indica que é Prata 925, ou seja, 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.
A boa notícia é que a prata 925 não enferruja! Ao contrário do ferro, que reage com a umidade e oxida (o famoso processo de ferrugem), a prata 925 passa por um processo de oxidação natural, que faz com que escureça com o tempo. Essa reação com o oxigênio do ar é normal e não afeta a qualidade ou durabilidade da joia.
Qual a Diferença de Pureza da Prata 925 e 990? Quando dizemos “prata 990” significa que ela é 100% feita de prata mesmo (sem a composição de outras ligas ou metais, como o cobre). Já a prata 925 possui a composição de cobre e outras ligas metálicas, deixando inclusive com que ela escureça mais.
Também conhecida como esterlina, a prata 925 possui 92,5% de prata e 7,5% de outros metais. Isso faz com que a qualidade excepcional do metal nobre seja preservada, mesmo em joias que são usadas com frequência. Um anel de prata 925, por exemplo, é uma opção para quem quer uma joia que vai durar por muito tempo.
Teste do gelo: A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Prata 950, 925, 800 ou 750? Para não ser enganada na hora de escolher uma jóia de prata a primeira coisa que você deve saber é o que significa os termos prata 950, 925, 800 ou 750. Esses números classificam o grau de pureza da prata que foi usada para confeccionar a jóia.
Portanto, para joias, a prata 925 é considerada a melhor escolha devido ao seu equilíbrio entre pureza e durabilidade. Certifique-se também que as joias em prata possuam banhos, como o de ródio branco, ródio negro, ouro, etc. Os banhos dão mais durabilidade e resistência a peça.
Material: Prata teor 833 Peso 147 gramas de prata Diâmetro: 12,5 cm Altura: 10,5cm O preço anunciado é de R$969,00 (novecentos e sessenta e nove reais) FRETE POR CONTA DO COMPRADOR.