Crepe com ligamento cetim, originário da China. Também originário da China, caracteriza-se por ser um crepe muito fino e leve de seda, tinto ou estampado.
O chiffon é um tecido muito fino, leve e de tato macio. Possui uma superfície ligeiramente irregular e se adapta muito bem a plissados e drapeados. Não chega dar volume às peças, mas proporciona bom caimento.
Cetim. Assim como a seda, o cetim é reconhecido por ser fino e trazer mais brilho para os looks. Apesar de ser um tecido sintético, ele é produzido por entrelaçamento. Por isso, não possui elasticidade originalmente.
Vamos falar de Tecidos? - VISCOLINHO - Meisi Camilo
Qual é o tecido mais fino e transparente?
O musseline é um tecido fino e transparente. Graças à versatilidade desse tecido, o musseline pode ser usado para fazer vestidos, saias, blusas, echarpe...
Lã Vicuña. Vamos começar pelo mais caro e raro tecido dessa lista. Esse tipo especial de lã é conhecido como a “fibra de deus”. Ela vem das ovelhas vicuñas, na região central dos Andes no Peru e só pode ser extraída uma vez a cada três anos.
Para aqueles que valorizam a leveza e a facilidade de manutenção, o oxfordine pode ser a escolha ideal. Já para profissionais que priorizam a durabilidade e uma apresentação mais formal, o gabardine oferece qualidades inigualáveis.
Algodão. O algodão é um tecido natural queridinho no mundo da moda e ideal para países quentes como o Brasil, pois ele absorve umidade como nenhum outro. ...
Linho. O linho é outro tecido natural muito apreciado, especialmente nos dias mais quentes. ...
O Chiffon é um tecido plano, o que significa que é formado por um entrelaçamento dos fios de trama com os fios de urdume. Representa uma escolha constante no mundo da moda além de também ser utilizado para fins de decoração. Sua principal aplicação, contudo, é na moda festa e vestuário em geral.
A Malha é um tecido 100% algodão, com textura fina e com leve manuseio. É conhecido por ser um tecido super macio e com a resistência de um tecido de algodão. O Tecido Malha é um dos mais usados para artigos de artesanato e decoração em geral.
Dentre os tipos disponíveis, é possível encontrar o cetim crepe, que é mais leve e fino,um tipo de cetim mais resistente utilizado para calçados e, por fim, o cetim duchesse, que é mais grosso e estruturado, geralmente utilizado em vestidos de noiva e outras roupas formais.
O gabardine é um tecido encorpado, ideal para confecção de blazer, vestidos, macaquinhos, shorts, saias e calças. Com o seu caimento é possível fazer peças mais justas ao corpo, de caimento reto e até mais amplas rodadas (mas sem volume).
Gabardine. É considerado mais nobre que o Oxford. Também tem aspecto lustroso e traz na composição o misto de poliéster com viscose, os percentuais de cada vibra variam de acordo com o fornecedor. Por causa da viscose, o jaleco de gabardine é mais fresco que o de Oxford.
O termo pima, por exemplo, é considerado o melhor algodão do mundo, sendo macio, fresco e resistente. Além disso, é ofertado em fast fashion e as pessoas podem encontrar sua matéria-prima com preço justo.
Musseline: a musseline é um tecido luxuoso de caimento leve, fluido e transparente. Ideal para roupas que pedem um caimento delicado e esvoaçante. De aspecto nobre, já foi chamada de “tecido de seda e ouro”.
Tecidos feitos de fibras naturais, como algodão, linho, seda, lã e caxemira, são geralmente considerados de alta qualidade devido às suas propriedades superiores de conforto, durabilidade e respirabilidade.
Qual o melhor tecido para fazer um vestido soltinho?
Dentre eles, destacam-se a seda, o cetim, o crepe, a musselina, a malha de viscose e o voil. Esses tecidos possuem uma ótima caída e fluidez, o que garante um caimento perfeito para um vestido solto e confortável. Além disso, eles também são frescos e permitem uma boa ventilação, sendo ideais para climas quentes.
A seda é o mais belo exemplo que nós, da Casa Assuf, gostamos de trazer para vocês. Afinal, é considerada o material têxtil mais nobre do mundo. É o único filamento natural do mercado, por isso entrega características únicas, como brilho, toque, caimento e maciez.
Na alfaiataria, são utilizados diversos tecidos que variam de acordo com o tipo de peça a ser confeccionada. Alguns dos mais comuns são: Lã, Algodão, Linho, Seda, Caxemira, Gabardine, Sarja, Flanela, Tweed entre outros!