* * * CIENTIFICAMENTE ISSO É A Perreyia flavipes, também conhecida popularmente como: Bicho-da-chuva, Bicho-mata-porco e Carestia. É um inseto da América do Sul altamente tóxico para animais domésticos, como bovinos, ovinos, suínos e coelhos.
Para quem vive no campo, o nome “científico” da flavipes é “BICHO DA CHUVA”. E não tem piá que não “se pele de medo” dessa coisa feia se retorcendo pelo campo. Sua presença no campo é aterrorizante.
O aparecimento dos siriris ou aleluias está relacionado ao seu cilo de reprodução. Dias mais quentes, sobretudo após períodos chuvosos, tendem a favorecem sua “revoada”, nome dada à fase reprodutiva. “Os machos e fêmeas deixam a colônia nessas revoadas à procura de parceiros.
Marcus Bevilaqua esclarece que, geralmente, os 'bichinhos da chuva' são atraídos pelas luzes branca e amarela. Apagar a lâmpada diminui o aparecimento dos insetos, mas não os afastam totalmente. "Mesmo em casa escura e sem lâmpadas, eles podem aparecer se tiverem parceiros.
Tô Curioso - Você sabe o que são as aleluias e por que elas aparecem depois de chuva?
Como se livrar de bicho de chuva?
Para dificultar a entrada deles em sua casa, mantenha poucas luzes acesas e feche as janelas no fim da tarde. Usar telas de nylon e inseticidas também pode ajudar a afastar esses bichinhos. A maior preocupação é com quem tem alergia a picadas, neste caso o cuidado deve ser redobrado.
Seu veneno é forte e pode causar muita dor no local, além de vermelhidão e até febre. Por isso, é muito importante manter a dedetização do local em dia, evitando futuras infestações. Um ferimento causado por uma lacraia, principalmente em crianças e idosos, pode ser muito perigoso e todo cuidado é pouco.
Use óleo de citronela. O óleo de citronela é amplamente utilizado para afastar insetos, incluindo os chamados bichos de luz. A citronela tem um odor forte que repele mosquitos, mariposas e outros insetos voadores.
Provavelmente, você já viu um siriri em algum momento
Normalmente, esse fenômeno acontece em épocas quentes, como primavera e verão e está associado ao siriri, que nada mais é do que um cupim alado. Esse tipo de cupim, apesar de não transmitir doenças, pode gerar inúmeras dores de cabeça.
— As fêmeas vivem mais tempo dentro dos ninhos. Essas formigas aparecem após chuva ou em épocas em que a umidade aumenta. Elas se encontram durante o voo e acasalam no ar. Depois disso, as fêmeas arrancam as próprias asas e se isolam no solo para procriar.
Quem nunca reparou o som estridente desse pequeno inseto nos finais das tardes quentes? Você com certeza já escutou alguém dizer “Vai chover! As cigarras começaram a cantar!”.
Em dias quentes, principalmente depois de chuva, é comum observar insetos voando próximo à luz. Conhecidos popularmente como siriris ou aleluias, eles intrigam muita gente quando, ao final do voo, perdem as asas e se deslocam pelo chão. Afinal, que bicho é esse? “Os siriris são cupins com asas.
* * * CIENTIFICAMENTE ISSO É A Perreyia flavipes, também conhecida popularmente como: Bicho-da-chuva, Bicho-mata-porco e Carestia. É um inseto da América do Sul altamente tóxico para animais domésticos, como bovinos, ovinos, suínos e coelhos. Ele provoca intoxicação hepática aguda, se os bichos o comem.
A alta umidade, após um período de chuvas, e o tempo quente formam o cenário ideal para o surgimento dos bichinhos de luz, também conhecidos como aleluias ou siriris, dentro de casa.
A marmota é apenas um dos numerosos animais que, segundo contos populares, possuem uma incrível capacidade de prever o tempo, incluindo vacas que dizem que se deitam antes da chuva e lagartas peludas, que são supostamente decoradas com menos cores antes de um inverno gelado.
Estes insetos são atraídos pela radiação ultravioleta, onda de luz emitida pelas lâmpadas que não é percebida pelos olhos humanos, mas que serve de ponto de referência para o acasalamento dos siriris, explica Francisco Zorzenon, diretor do Laboratório de Pragas Urbanas do Instituto Biológico do Estado de São Paulo.
São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem.
Esses pequenos insetos pertencem a várias famílias, como formigas, cupins e besouros. Embora não ofereçam perigos diretos para a saúde humana, a grande quantidade de bichinhos de chuva pode gerar desconforto, especialmente quando entram em casas ou se aproximam de pessoas.
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda ajuda a afugentar os insetos.
O método mais utilizado de como acabar com cupim de luz é utilizar uma bacia de água embaixo da lâmpada. Estes insetos são atraídos pelo reflexo da luz na água. Com isso, acabam mergulhando na bacia e morrendo afogados.
Logo elas são insetos benéficos porque fazem a polinização das plantas das quais nós utilizamos para nossa alimentação”, pontua. O professor também explica que “na fase jovem essas moscas são chamadas de larvas e elas são predadoras vorazes.
Importância ecológica - As lacraias, assim como as aranhas e os escorpiões, são importantes controladores populacionais, especialmente de insetos. Além disso, como são animais que podem se alimentar de outros já mortos e restos de alimentos, são importantes agentes decompositores.
Em ambientes fechados, como em armazenamentos de alimentos, as tesourinhas podem ser atraídas por produtos em decomposição ou com mofo. Elas podem infestar alguns alimentos, especialmente os mais sensíveis, embora não sejam grandes responsáveis por infestações alimentícias.