A Pauta Musical ou Pentagrama é um conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes, representadas na direção horizontal, e entremeadas por quatro espaços. Trata-se da base gráfica para a escrita musical ou partitura. Figura 1: Um pentagrama, com suas cinco linhas e quatro espaços.
Pauta ou pentagrama é o conjunto de 5 linhas horizontais, paralelas e equidistantes que formam, entre si, 4 espaços onde são escritas as notas. As pautas surgiram na Idade Média.
Quando acima do nível normal da pauta, são chamadas de Linhas Suplementares Superiores (LSS); Quando abaixo do nível normal da pauta, são chamadas de Linhas Suplementares Inferiores (LSI).
As partituras são escritas em um sistema de cinco linhas chamado de pauta, e cada nota é colocada em uma das linhas ou espaços da pauta. As figuras musicais podem ser escritas em todos os espaços e linhas do pentagrama.
São chamadas de escalas musicais as sequências de sons, dispostas de forma ascendente ou descendente, de acordo com a frequência na qual se fundamenta a música.
Como ler PARTITURAS do ZERO (sem linguagem difícil de entender)
Qual a sequência das notas?
As notas musicais são símbolos que representam sons específicos. Há sete notas musicais, de acordo com o sistema seguido no Ocidente: Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Na teoria musical considera-se em princípio: os intervalos justos: uníssono, quarta, quinta e oitava como consonâncias perfeitas; as terças e sextas menores e maiores como consonâncias imperfeitas; segundas e sétimas menores e maiores e, os intervalos aumentados e diminutos como dissonantes.
O documento apresenta elementos básicos de uma partitura musical, incluindo o pentagrama, compasso, barras de compasso, fórmula de compasso e diferentes símbolos musicais para indicar a duração de sons e silêncios.
Uma barra de compasso é uma linha vertical que separa os compassos. A barra dupla são duas barras simples desenhadas juntas separando duas seções dentro de uma peça ou uma linha seguida por outra mais espessa, indicando o fim da peça ou do movimento.
Estrela de 5 pontas - agua, fogo, ar, terra, e a quinta ponta simboliza o espírito. O pentagrama é símbolo de união e síntese. #pentagrama #estrela5pontas #desenhodelousa.
A Pauta Musical ou Pentagrama é um conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes, representadas na direção horizontal, e entremeadas por quatro espaços. Trata-se da base gráfica para a escrita musical ou partitura.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
Nota Musical. Apresenta duas colcheias (colcheias) ligadas com um raio. Uma única colcheia (colcheia) foi anteriormente utilizada pela Microsoft e nos modelos de emoji do Google's .
O local em que as notas são escritas se chama pauta, com as linhas e espaços para a escrita de uma nota musical. A pauta seria o “caderno” em que as notas são escritas. Cada nota ou pausa presente na partitura seria uma letra. Já um grupo pequeno de notas formam uma melodia, que é como se fosse uma frase.
Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava".
Já a símile ou comparação, que também é uma figura de comparação, é mais explícita. A símile, ao invés da metáfora, aponta uma semelhança específica e objetiva entre dois elementos. Nesse caso, o exemplo ideal seria: “Thais é delicada como uma flor”.
Figura de linguagem muito utilizada na literatura e em letras de música, a metonímia ocorre quando um termo substitui outro, havendo entre eles uma relação de sentido.
O termo sonoridade, em seu sentido amplo, refere-se aos sons e é muito utilizado para tratar de sotaques, pronúncia, melodia e voz. Relaciona-se, portanto, à Fonética, à Fonologia, à Música, dentre outros campos.
MELODIA: SÃO SONS SUCESSIVOS, OU SEJA, UM APÓS O OUTRO. RITMO: É O MOVIMENTO DOS SONS REGULADOS PELA SUA MAIOR E MENOR DURAÇÃO ▪ HARMONIA: CONSISTE NA EXECUÇÃO DE VÁRIOS SONS AO MESMO TEMPO. ALTURA: É A PROPRIEDADE DO SOM SER MAIS GRAVE OU MAIS AGUDO.
Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.
O que significa Semitom? Também chamado de Meio Tom. o Semitom é a menor distância entre duas notas musicais. Sendo assim, no violão, guitarra, baixo, cavaquinho, ukulele e outros instrumentos de corda temperados (com trastes e casas), a distância entre duas casas vizinhas (lado a lado) corresponde a um semitom.