Qual o nome da oração modelo que Jesus nos ensinou?
De fato, a única oração que Jesus ensinou para nós foi o Pai Nosso e é esta oração que deverá produzir um profundo relacionamento nosso com Deus e com os irmãos”. O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos.
Amém. Esta *oração dominical, assim chamada por ter sido ensinada pelo Senhor Jesus Cristo, é de uma riqueza extraordinária, reconhecida pelos padres e doutores da Igreja que, ao longo dos séculos, a têm comentado.
Vocês devem orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade na terra como no céu. Dá‑nos hoje o pão nosso de cada dia.
Antes de partir Ele fez a oração derradeira Àquele que tudo pode, e essa oração foi por nós. Deixando todo o resto de lado Ele implorou: “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17,9).
Entenda a Oração do Pai Nosso (Estudo Bíblico) | #05
Qual famosa oração Jesus nos ensinou a rezar?
Pai-nosso. O pai-nosso, também conhecido como padre-nosso, é a oração mais conhecida do cristianismo. Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento: uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9–13), como parte do discurso sobre a ostentação, uma seção do Sermão do Monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2–4).
Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
Uma das mais importantes orações da Tradição Oriental é a “Oração de Jesus”. Não é longa ou complicada, mas simplesmente: “Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador”. Alguns a tornam ainda mais curta: “Senhor, Jesus Cristo, tem piedade de mim.”
Jesus ensinou a Seus discípulos como orar. Ele disse que algumas pessoas oram só para serem vistas pelos outros. Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram.
Qual foi a única oração que Jesus ensinou aos seus discípulos?
Também conhecida como Oratio Dominica ou Oração do Senhor, a Pai Nosso é uma oração de fé que uniu o mundo. A Oração do Senhor é a única oração que Jesus ensinou a seus discípulos (Mt 6:9-13; Lc 11:2-4).
Que tipo de oração Jesus ensinou no Sermão do Monte?
Assim falou o Senhor: “vosso Pai sabe do que tendes necessidade, mesmo antes de que o peçais”. E então deu Ele àqueles que buscavam sabedoria a Seus pés uma oração modelo, dizendo: “Portanto, vós orareis assim: 'Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome'.
“Rezar” provém de “recito”, “recitare”, que significa “ler em voz alta, recitar”, e tem regência múltipla, por exemplo, dizer (oração, súplica religiosa); fazer (prece). Já o verbo orar sua etimologia é “oro”, “orare”, que significa “falar, dizer, pronunciar uma prece”.
Rezar o Pai-Nosso, como Jesus nos ensinou. “Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome Ele vos dará” (Jo 15, 16-17). A oração e a vida cristã são inseparáveis, por isso somos chamados a 'orar sem cessar, sempre e em tudo dando graças a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo' conforme 1Ts 5, 17.
O Senhor Jesus – como homem perfeito que foi – em tudo nos é modelo. Os seus dias de trabalho eram repletos de afazeres como os de nenhum outro. Mesmo assim, sempre o vemos em oração perante o seu Pai Celestial: cedo de manhã, ao fim do dia e, não raro, durante a noite.
Com frequência, Jesus ensinava sua doutrina através de parábolas, histórias breves que encerravam ensinamentos. A parábola sobre o Filho Pródigo, por exemplo, fala da grande alegria de um pai, quando vê retornar à casa um filho que saíra a correr mundo.
Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa-nos nossas dívidas assim como temos perdoado aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
Procure o Evangelho de São João, capítulo 17. Ele descreve a oração mais longa que Jesus fez, pedindo a Deus Pai por seus discípulos, por você e por mim. E isso porque suas palavras transcendem o tempo, chegando até nós.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
O Pai Nosso é a oração principal deste tempo de salvação que começou com a vinda do Espírito Santo e que terminará com a volta do Senhor Jesus. Seus pedidos apoiam-se sobre o mistério da salvação já realizada por Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e ascendido aos céus (At 1,9; cf CIC 2771).
Oração: Senhor Jesus, em meu nome e em nome de toda a minha família, eu venho diante da vossa presença Vos suplicar a cura de todos os males da minha casa. Eu Vos peço, Jesus, que jorreis agora a luz curativa da Vossa Santa Chaga de onde jorrou água e sangue, para curar a minha família e a minha árvore genealógica.
Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. “Eu dei a eles a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu estou neles e tu estás em mim.
Jesus nos dá como modelo de oração o Pai nosso. A sua oração converte a nossa oração, isto é, transforma a nossa oração pela raiz e assim nos coloca em condição de permitir a própria ação de Deus. Com a oração do Pai nosso, Jesus quer que nós possamos ir além, ou seja, que transformemos a nossa própria vida.
Foi desta oração em Aramaico que derivou a versão atual do “Pai-Nosso”, traduzida do Ebraico a prece ecumênica de ISSA (Jesus Cristo). Ela está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore, em Jerusalém / Palestina, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus.