37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
Quem era a mulher que lavou os pés de Jesus com perfume?
Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
Em sua casa, encontraram uma mulher, Myriam, uma pecadora daquela cidade, que, tendo ouvido que Jesus estava na casa do fariseu, entrou sem permissão. Levava um frasco de perfume e, chorando, começou a molhar os pés com lágrimas, que depois enxugou com os cabelos, borrifando-os com o perfume.
Em João 12:1–9, lemos que, dias antes da Páscoa, Jesus comeu com alguns amigos em Betânia, uma pequena cidade nos arredores de Jerusalém. Maria, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus com unguento muito caro.
Em 1969, Papa Paulo VI removeu a identificação de Maria Madalena com Maria de Betânia e a "mulher pecadora" do Calendário Romano Geral, mas a visão dela como uma ex-prostituta persistiu na cultura popular.
Uma mulher, um poço e uma fonte | Pra. Isabel de Jesus
Qual Maria era pecadora?
No entanto, a tradição, que perdura até hoje, diz que Maria Madalena era uma prostituta, porque, no capítulo 7 do Evangelho de Lucas, narra-se a história da conversão de uma anônima “pecadora da cidade, que ungia com perfume os pés de Jesus, convidado de um fariseu; após tê-los banhado com suas lágrimas, os enxugava ...
A mulher pecadora: Ela não tem nome e nada justifica que possa ser identificada com Maria Madalena. Ela é chamada pelo narrador e depois também pelo fariseu de “pecadora” (7,37.39).
A MULHER DO ALABASTRO aborda a história de uma mulher de nome desconhecido. Há ainda, no meio teológico, muitas duvidas de quem ela realmente foi, porem, está mulher tem sido inspiração para muitas canções e pregações: sua história nos desperta a viver um relacionamento de intimidade com Jesus.
Quem foi Maria que derramou perfume nos pés de Jesus?
Madalena deixou seu perfume aos pés de Jesus e, com Ele, a sua vida velha, seus pecados, sua sujeira interior, passando a exalar o “Perfume de Cristo”. Aprendi com essa santa a também derramar o perfume de minha alma e do meu coração aos pés do Senhor, a colocar aos pés d'Ele tudo o que me torna suja e que me aflige.
O que aprendemos com a mulher que lavou os pés de Jesus?
A mulher chora e com suas lágrimas lava os pés de Jesus e enxuga-os com os seus cabelos. Diante da indignação do fariseu, Jesus conta a parábola dos dois devedores perdoados, ensinando que quem demonstra muito amor, recebe mais perdão.
A diferença é que a mulher tinha consciência de seu pecado, enquanto ele só tinha consciência de sua justiça. Para mostrar que conhecia a vida da mulher e de Simão, Jesus contou a história da própria vida de Simão.
Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocando-a no meio, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱
Joana (cujo nome significa "Deus tem sido gracioso") era esposa de Cuza, o mordomo de Herodes Antipas. Este Herodes era o tetrarca da Galileia (Lc 3,1) e filho de Herodes, o Grande, o déspota que as narrativas da infância de Mateus descrevem como conspirando para matar o menino Jesus.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do aroma do perfume.
Quem era a mulher que derramou o vaso de alabastro na cabeça de Jesus?
Nesse jantar, Maria, irmã de Marta e Lázaro, traz um vaso de alabastro contendo quase meio quilo de um perfume raro e caro, e quebra-o derramando todo o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Seu propósito era agradecer a Jesus a ressurreição de seu irmão, que levantara da morte, e preparar o corpo de Jesus para a morte.
Por que Maria ungiu Jesus? Ungir a cabeça de um convidado com óleo comum era prestar-lhe honra; ungir-lhe ao mesmo tempo os pés era demonstração desusada de respeito, mas ungir-lhe a cabeça e os pés com nardo, e em tal abundância, era um ato de homenagem reverente raramente prestada até mesmo aos reis.
Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.
No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.
Quem foi a mulher que quebrou o vaso de alabastro?
Os discípulos e os outros presentes nessa ocasião ridicularizaram suas ações e o presente que ela havia dado, mas ela não ofereceu nada menos. O coração de Maria se partiu por Jesus ao ela quebrar o vaso de alabastro de perfume.
Qual é o significado do gesto da mulher que lavou os pés de Jesus?
Na ocasião, Simão, que era um fariseu, convidou Jesus para jantar em sua casa, porém, subitamente surgiu uma mulher e logo em seguida se prostrou aos pés de Jesus. Ela molhou os pés de Jesus com suas lágrimas, enxugou-os com seus próprios cabelos, beijou e ungiu os pés do Mestre com o precioso unguento de Alabastro.
Foi Maria, a irmã de Lázaro, que mais tarde derramou perfume caro nos pés do Senhor e os enxugou com os cabelos. As duas irmãs enviaram um recado a Jesus, dizendo: “Senhor, seu amigo querido está muito doente”.