Mas quem será que trouxe essa invenção maravilhosa para nossas vidas? Sim, existe um pai para esta criação. Ou melhor: uma mãe. Hedy Lamarr, uma atriz e inventora austríaca naturalizada americana inventou, como numa brincadeira, a base para a comunicação WiFi.
Hedy Lamarr é mãe da internet. Mulher, estrangeira e foragida do regime nazista, foi responsável por descobrir e patentear a base para a tecnologia do Wi-Fi, depois de quase desistir de Hollywood.
Foi uma estrela de Hollywood! A austríaca Hedy Lamarr (1913 – 2000), que estrelou filmes como Sansão e Dalila (1949) e A História da Humanidade (1957), criou a tecnologia-base para o sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês) durante a 2ª Guerra Mundial.
Gladys Mae West, nascida Gladys Mae Brown, (Condado de Dinwiddie, 1930) é uma matemática norte-americana que serviu de base essencial no desenvolvimento e criação do GPS.
O projeto ficou guardado no Departamento de Guerra dos Estados Unidos até 1962, quando o aparelho inventado passou a ser usado por tropas militares norte-americanas em Cuba. Na época em que sua invenção finalmente foi usada, a patente já havia sido expirada e Hedy Lamarr não recebeu dinheiro algum pela sua invenção.
Lamarr foi casada seis vezes: Friedrich Mandl (1900–1977), casamento: (1933–1937). Presidente da Hirtenberger Patronen-Fabrik, uma fábrica de armamentos fundada por seu pai, Alexander Mandl.
Protagonista de filmes icônicos como Êxtase (1933), Argélia (1938) e Sansão e Dalila (1949), Lamarr foi muito mais que um sinônimo de beleza, ela inventou o sistema de salto em frequência, que deu origem às tecnologias de comunicação sem fio como Wi-fi e Bluetooth.
Quem foi a primeira pessoa a usar a Internet? Quando a internet surgiu, uma equipe de engenheiros de computação do Stanford Research Institute (SRI) foram as primeiras pessoas a usarem, em 1969. O objetivo era enviar a palavra “LOGIN” usando a ARPANET para um computador na Universidade da Califórnia (UCLA).
O termo “Wi-Fi” é derivado da expressão inglesa "Wireless Fidelity", que em tradução livre significa ''Fidelidade Sem Fios''. O Wi-Fi como conhecemos hoje começou a ser desenvolvido no ano de 1997 pela Wireless Ethernet Compatibility Alliance, atualmente Wi-Fi Alliance.
O nome se deriva de uma abreviação de wireless field, ou "área sem fio". Alguns comparam ao termo Hi-Fi, designado para qualificar aparelhos de som com áudio mais confiável, que é usado desde a década de 1950.
Natural de Salvador-Bahia, Graduou-se em Psicologia, é psicanalista em formação pela Escola de Psicanálise Après Coup (POA); Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na clínica com psicoterapia na perspectiva da Psicanálise Amefricana.
Atriz, inventora e mulher à frente do seu tempo - esta foi Hedy Lamarr. Mente por trás da tecnologia que possibilitou a comunicação sem fio, ela também estrelou em vários filmes icônicos da era de ouro de Hollywood, como "Êxtase" e "Sansão e Dalila".
Quem inventou o Wi-Fi, afinal? Não foi apenas uma pessoa, mas uma dupla: Hedy Lamarr e George Antheil. E uma dupla um tanto inusitada! Ainda assim, o crédito pela invenção do Wi-Fi é hoje dado principalmente a Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914 no ápice da Grande Guerra.
Ao mesmo tempo, há rumores de que a diva tinha um QI de 168, superior ao de Albert Einstein. Embora os dados não pudessem ser corroborados, os dados são acompanhados pelo fato de serem comumente julgados como "bobos". Hedy Lamarr experimentou seis fracassos conjugais.
Qual a importância de Hedy Lamarr para a história?
A inventora e atriz austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler (1914-2000), mais conhecida como Hedy Lamarr, é cocriadora das bases da tecnologia de comunicação sem fio. Lamarr fez uso da intuição e razão para responder a uma situação-problema de sua época, transitando pela arte e pela ciência.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.