Qual o nível mínimo de tensão a que se aplica a NR 10?
3. Baixa Tensão (BT): tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Hoje todas as instalações que sejam acima de 1000 Volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua são consideradas alta tensão, enquanto correntes abaixo de 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua são denominados de tensão de segurança ou extra baixa tensão.
Neste ponto, a tensão está entre 50 volts e 1.000 volts para corrente alternada e entre 120 volts e 1.500 volts para corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
As linhas de alta tensão são aquelas acima de 36 kV (ou seja, 36.000 volts), de acordo com a Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional.
Qual o nível mínimo de tensão que se aplica a NR 10?
3. Baixa Tensão (BT): tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
No Brasil, os valores de tensão variam entre 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando vemos a especificação, como por exemplo 380/220 volts, é importante entender que 380 volts é a tensão de linha, enquanto 220 volts é a tensão de fase + Neutro.
10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Define-se tensão de toque como a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores de um indivíduo devido à falha em algum equipamento. Devido ao percurso percorrido pela corrente, aumenta-se o risco de fibrilação ventricular e isso a torna muito perigosa.
A NR 10 inclui um Anexo III, que especifica os requisitos para treinamentos obrigatórios, divididos em dois tipos: Curso Básico e. Esses treinamentos são fundamentais para atender aos padrões de segurança estabelecidos e são obrigatórios para trabalhadores que atuam em atividades com eletricidade.
A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.
A NR 10 estabelece diretrizes sobre as etapas de geração, distribuição, transmissão e consumo de eletricidade. Além disso, também contempla as precauções necessárias nas fases de um projeto de instalação, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.
A NR 10 é a NR que abrange todo o sistema preventivo e implementação de cuidados e controle para o profissional que entra em contato com a rede elétrica.
ser contratada entre concessionárias deverá ser a tensão nominal de operação do sistema no ponto de conexão. inferior a 230 kV, a tensão a ser contratada poderá situar-se entre 95% (noventa e cinco por cento) e 105% (cento e cinco por cento) da tensão nominal do sistema no ponto de conexão.
São chamados de choques elétricos as descargas de eletricidade externas que em algum momento atravessam o nosso corpo. Em outras palavras, quando uma pessoa está exposta a uma corrente elétrica externa, ela leva um choque elétrico. Essa descarga é classificada em três tipos: dinâmica, estática e descargas atmosféricas.
Para a tensão nominal de 220 Volts, por exemplo, a faixa de tolerância admitida por essas normas legais variam de uma tensão mínima de 201 Volts, e uma máxima de 231 Volts. Para a tensão nominal de 127 Volts esses limites são de 116 e 133 Volts, respectivamente.
A NR 10 não se aplica a circuitos de Extra Baixa Tensão, exceto quando estão próximos a circuitos com tensões acima dos limites da Extra Baixa Tensão, como, por exemplo, rede telefônica com cabos próximos à rede de distribuição elétrica das concessionárias de energia.
15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
Para a NR10, tensões superiores a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, seja entre fases ou entre fase e terra, configuram Alta Tensão (AT).
Define-se tensão de toque como a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores de um indivíduo devido à falha em algum equipamento. Devido ao percurso percorrido pela corrente, aumenta-se o risco de fibrilação ventricular e isso a torna muito perigosa.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa de 116 V à 133 V. Para o fornecimento em 220 V, a faixa de tensão considerada adequada é de 201 V à 231 V.
1) A Resolução nº 505/2001 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece limites de 201 a 231 V (para tensão fase-neutro) para o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias no Brasil, considerando valor nominal de 220/380V, trifásico.