A famosa frase "Just Do It" da Nike, que hoje é um dos slogans mais icônicos do mundo, tem uma origem curiosa e até um pouco macabra. Ela foi inspirada nas últimas palavras de Gary Gilmore, um condenado à morte no estado de Utah, que, ao ser fuzilado, disse "Let's do it" (Vamos fazer isso).
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Qual é a história por trás do slogan "Just Do It" da Nike?
A campanha “Just Do It” da Nike serve como um lembrete poderoso sobre a importância de conhecer o seu público-alvo e transmitir a cultura da sua empresa de forma eficaz. A Nike entendeu que para se conectar com os consumidores, era essencial ir além de simplesmente vender produtos esportivos.
Propósito Nike. Utilizamos o poder do esporte para inspirar pessoas, transformar comunidades e quebrar barreiras. Para isso, estabelecemos compromissos e apoiamos iniciativas que movem o mundo adiante.
Nice, (em grego: Νίκη; romaniz.: Níkē ou Niké; "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada, filha de Palas e Estige.
Identidade de Marca Forte: A Nike é conhecida pelo seu icônico logotipo "Swoosh" e pelo slogan "Just Do It". Esses elementos contribuem para uma identidade de marca forte e memorável, transmitindo a mensagem de determinação, desempenho e superação.
O slogan mais famoso da Nike tem uma história que você nunca imaginou… Ele foi inspirado nas últimas palavras de um assassino condenado à morte! Isso mesmo: 'Just do it' surgiu de uma frase que parecia improvável, mas foi transformada em um mantra de superação e determinação.
Demorei muito tempo pra entender o verdadeiro significado de “Just do it”, ou “Apenas faça”, que é o slogan da Nike. Essa frase resume o apego que se deve ter ao processo se quisermos obter sucesso.
Nike - ou Níkē, em grego, e Nice, em português - era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.
A campanha "Winning Isn't for Everyone" representa uma tentativa ousada de reposicionar a Nike no mercado, resgatando os valores de competitividade e excelência que fizeram da marca um ícone global.
Representada por uma coroa de louros e por suas costas aladas, a deusa da vitória, como era conhecida, podia correr e voar em velocidade impressionantes.
A ideia foi “Just Do It”. E aparentemente todos a quem Wieden revelou a ideia a odiaram. “Eu fui à Nike e o co-fundador Phil Knight disse, 'Não precisamos dessa porcaria'”, contou Wieden em 2015 à Dezeen, uma revista sobre arquitectura e design.
JUST DO IT “, em tradução livre, significa “Apenas faça”, A Nike disse ao mundo: é simples, levante, mexa-se, você pode, todos podem. Eu te digo o mesmo! Comece!
O slogan é uma frase criada para gerar no consumidor uma associação mental a uma marca, favorecendo que se lembre dela facilmente. Geralmente os slogans apresentam uma ideia sintética e objetiva, o que proporciona uma rápida identificação do comprador com a marca e fortalece o seu posicionamento no mercado.
A posição ocupada pela Nike está relacionada aos valores cultivados pela organização. Podemos dizer que são 4 pilares fundamentais que sustentam a cultura: culto ao esporte; inovação; talento e diversidade e inclusão.
Wieden adaptou a frase para “Just Do It” (Apenas faça) para transmitir uma mensagem de determinação, ação e superação de limites. O objetivo era motivar as pessoas a se envolverem em atividades físicas, acreditando em si mesmas e enfrentando desafios.
A maioria das pessoas pensam no clássico Swoosh ao ouvir falar sobre a Nike. Um dos logotipos mais conhecidos no mundo, ele carrega muito significado: um símbolo de desempenho e princípios, inovação e irreverência, criatividade e transformação. Ele foi ilustrado e transformado em 3D.
Phil Knight , cofundador da Nike, detestava a publicidade convencional. Os fundadores da nova agência tendiam a lançar anúncios excêntricos, ousados e artísticos. Em 1988, o Sr. Wieden criou o slogan da Nike, “Just Do It ”.
Seu logotipo icônico, o “swoosh”, a famosa “vírgula” não mostra tênis ou roupas esportivas, mas sim simboliza movimento, velocidade e excelência - valores fundamentais da marca.
No século passado a marca Norte-americana Nike foi criada por inspiração e alusão directa à Deusa grega da Vitória, obtendo dela o seu nome e o seu símbolo que é alusivo às asas dessa mesma divindade mas também ao modo como é representado o vestido da Deusa ao vento um friso que ainda hoje se encontra na cidade de ...