IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado. O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se você está dentro de sua faixa de peso ideal ou não. Por exemplo: se uma pessoa pesa 70Kg e mede 1.60m, seu IMC será: IMC = 70 Kg/ (1,60)² = 70/ 2,56 = 27,3.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o IMC entre 18,5 a 24,9 representa a faixa de peso adequada e o menor risco para o desenvolvimento de algumas doenças. Entretanto, o IMC não deve ser avaliado isoladamente porque não diferencia sexo, composição corporal e local de distribuição da gordura.
Como Calcular O IMC (Índice De Massa Corporal) + Tabela De Referência | Dicas De Nutrição
Como saber se estou obesa ou sobrepeso?
A obesidade é indicada quando a pessoa tem o IMC igual ou maior a 30. IMC acima de 40 indica obesidade mórbida. Se o resultado indicar sobrepeso, entre 25 a 29, procure a ajuda de um médico.
Segundo os valores de referência da OMS, considera-se que existe excesso de peso a partir de um IMC de 25. Se o valor obtido for igual ou superior a 30, a pessoa tem obesidade.
Esse é o primeiro sinal de alerta, pois já é considerado pré-obesidade e muitas pessoas já podem apresentar doenças relacionadas ao peso, como diabetes e hipertensão. Quem tem sobrepeso deve rever hábitos e contar com apoio de profissionais que possam reverter esse quadro.
Conforme definido atualmente, um IMC entre 18,5 e 24,9 é um peso saudável, entre 25 e 29,5 é sobrepeso, entre 30 e 34,9 é obeso, entre 35 e 39,5 é obesidade de classe 2 e qualquer coisa acima de 40 é “grave” ou obesidade de classe 3, que costumava ser chamado de obesidade mórbida.
A obesidade é quando o excesso de gordura reduz a expectativa de vida e torna as pessoas mais suscetíveis a doenças. Já o sobrepeso é caracterizado quando uma pessoa está acima do peso considerado saudável e indicado pelo IMC (Índice de massa corporal). A obesidade começa quando o IMC é igual ou superior à marca de 30.
Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.
Um alto índice de gordura corporal se relaciona, também, a uma grande quantidade de triglicerídeos e colesterol LDL (conhecido como “colesterol ruim”). Esse aumento de lipídios no sangue pode comprometer a sua circulação e provocar a hipertensão.
A obesidade tipo 1 é considerada a forma mais leve de obesidade e, mesmo assim, já pode causar problemas de saúde. Este já é um indicador onde se verifica um aumento na probabilidade para o surgimento de inúmeras doenças e motivo pelo qual é importante que você procure perder peso para sair deste grupo de risco.
Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.
A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...
Antes de continuar, um parêntese: há uma diferença entre “gordo” e “obeso”. A medicina classifica como obesa pessoas com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30. Gordos são o que os médicos chamam de “acima do peso”, com IMC a partir de 25.
CID E66: o que significa? CID E66 – Obesidade significa o acúmulo de gordura no corpo. A condição é observada quando as calorias provenientes da alimentação excedem os gastos de energia.