Qual o horário permitido para ligar para clientes?
O horário permitido para telemarketing, de acordo com a lei, é de segunda a sexta, das 10h às 19h; e sábados, das 10h às 13h. Além disso, é obrigatório incluir o prefixo 0303 nas chamadas.
O Projeto de Lei 752/19 proíbe a cobrança aos sábados, domingos, feriados e fora do horário comercial (entre 8 horas e 18 horas) de dívidas de consumidores.
Qual o melhor horário para ligar para os clientes?
A pesquisa mostrou que as chamadas das 16h às 18h têm um desempenho 114% melhor do que as feitas no fim do período da manhã, das 11h às 12h. Esse, por sua vez, foi apontado como o pior horário para entrar em contato com os clientes.
Segundo o artigo 1º, as ligações só podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sendo proibidas nos sábados, domingos e feriados. O não cumprimento dessas regras está sujeito às sanções estabelecidas pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Ainda conforme o projeto, o horário comercial disposto na lei compreende o período das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas aos sábados. O proponente do projeto ressalta que os consumidores já tiveram assegurados diversos direitos no que diz respeito à privacidade.
O horário permitido para telemarketing, de acordo com a lei, é de segunda a sexta, das 10h às 19h; e sábados, das 10h às 13h. Além disso, é obrigatório incluir o prefixo 0303 nas chamadas.
O que diz o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor?
71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
Como processar uma empresa por excesso de ligações?
Se as ligações persistirem, as reclamações poderão ser registradas diretamente na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pelo site: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao.
Sendo assim, o profissional de telemarketing pode trabalhar 8 horas no máximo. Essa regra está prevista no item 5.1.3, que aliás cita também o artigo 61 da CLT, que é quem detalha essa duração da jornada e o prazo máximo de horas extras diárias.
Quais são as novas regras da Anatel contra telemarketing?
A Anatel adiou por 90 dias a exigência do prefixo 0303 para empresas que realizam mais de 10 mil chamadas diárias. A nova data para início da regra é 5 de abril de 2025. A Conexis e outras entidades alegaram que as operadoras não conseguem diferenciar telemarketing de cobranças ou doações.
A lei não determina um número limite de quantas ligações de cobrança podemos receber por dia. Entretanto, há regras para que a cobrança não se torne abusiva. O Código de Defesa do Consumidor é claro ao citar que a pessoa inadimplente não pode ser ridicularizada, nem constrangida ou ameaçada.
A jornada do cliente se refere à história dele com a empresa, desde o momento em que ele percebe ter um problema ou necessidade, até o ponto em que ele fecha uma compra e se torna fiel à marca – voltando a adquirir novas soluções.
Nosso horário de atendimento é de [dia] a [dia], das [horário de abertura] às [horário de fechamento]. Se você tiver alguma dúvida ou solicitação, por favor, deixe sua mensagem e responderemos assim que possível.” “Olá, [nome do cliente]. Obrigado por entrar em contato!
Geralmente, o horário comercial varia de segunda a sábado, com horários que podem ser das 8h às 17h ou das 9h às 18h. No entanto, é importante destacar que o sábado também é considerado dia útil e as empresas podem exigir que os funcionários trabalhem nesse dia, seguindo a carga horária semanal estabelecida.
A Anatel define um limite de chamadas curtas em 85% do total para a empresa que efetuar mais de 100 mil ligações por dia, assim como o bloqueio de chamadas por 15 dias para quem ultrapassar os limites da agência. Chamadas que entrem direto na caixa postal também são consideradas abusivas.
As novas regras passam a vigorar a partir de 5 de janeiro de 2025. Desde junho de 2022, os consumidores podem solicitar às operadoras o bloqueio das chamadas com esse prefixo. Segundo a Anatel, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo caso o consumidor peça.
Artigo 2° - Fica estabelecido que os telefonemas de cobrança de débitos devem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h (oito horas) às 20h (vinte horas), e aos sábados, das 8h (oito horas) às 14h (catorze horas), excetuando-se os feriados, casos em que tais telefonemas são vedados.
1o Este Decreto regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, e fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC por telefone, no âmbito dos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Público federal, com vistas à observância dos direitos básicos do consumidor de obter informação ...
Segundo o estudo, as chamadas das 16h às 18h têm um desempenho 114% melhor do que as feitas no fim do período da manhã, das 11h às 12h. Ainda segundo o estudo, a terça-feira é o pior dia para interações, enquanto quarta e quinta-feira são as melhores.
O que fazer quando receber muitas ligações de telemarketing?
Caso você ache que as ligações de telemarketing são abusivas, também pode denunciar o número e/ou empresa no site de proteção aos direitos do consumidor do próprio Governo Federal. Para fazer isso é só acessar a página, depois clique em "Denúncia - Telemarketing abusivo" na área de "Serviços Essenciais".
Quantas vezes por dia uma empresa pode ligar cobrando?
A Lei não determina quantas vezes uma empresa pode ligar para fazer uma cobrança durante o dia e nem mesmo se ela pode fazer cobranças diariamente durante o mês. Mas como o artigo 71 do CDC diz que as cobranças não podem interferir com o seu trabalho.
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.
O que pode ser considerado ser constrangido ou constrangimento? Constrangimento, segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ocorre quando o consumidor é submetido a práticas abusivas que o expõem ao ridículo ou comprometem sua dignidade e honra.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.