Por estranho que pareça, "cal" pertence ao gênero feminino, como podemos ver nos exemplos abaixo: O atacante colocou a bola na marca da cal e preparou-se para bater.
Portanto, uma maneira muito simples de encontrar qual é o gênero de uma palavra é verificar em que desinência ela termina. Se a palavra for terminada em “o”, muito provavelmente trata-se de um termo de gênero masculino. Mas se for uma palavra terminada em “a” as chances são que se trate de um termo de gênero feminino.
Você diria: O ALFACE está bonito ou A ALFACE está bonita? Guarde essa: a palavra ALFACE é feminina. Diga, portanto, que a alface está bonita e barata. Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ.
Consulta: Gostaria de saber se é os avestruzes ou as avestruzes. Resposta: Há dicionários que consideram AVESTRUZ substantivo masculino; outros, feminino. O Houaiss e o Aurélio consignam substantivo de dois gêneros, ou seja, serve tanto para o masculino como o feminino, assim como "jornalista", por exemplo.
Sem enrolação e sem piedade, esta palavra é um substantivo masculino, portanto, a versão correta é “o dó“. Dó, segundo o dicionário Michaelis, significa um sentimento de pena com relação a algo, alguém ou a si mesmo; compaixão comiseração, lástima; muita tristeza com relação a algo.
Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”. Mas o correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina.
Mousse é uma palavra de origem francesa que, tal como na origem, entrou na língua portuguesa no feminino. O dicionário Houaiss como o da Academia das Ciências de Lisboa registam já a forma aportuguesada musse.
Sabendo disso, tem-se que o nome do senhor que monta a cavalo é o cavaleiro, que vem a ser o masculino de amazona. Concluindo, o masculino de amazona é cavaleiro.
As avestruzes possuem dismorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas apresentam diferenças marcantes entre si. Os machos são maiores que as fêmeas e, além disso, são pretos com as pontas das asas brancas. As fêmeas, diferentemente, apresentam penas de coloração cinza.
Por estranho que pareça, "cal" pertence ao gênero feminino, como podemos ver nos exemplos abaixo: O atacante colocou a bola na marca da cal e preparou-se para bater. Para ter mais durabilidade, misture a cal com cola branca antes de pintar. Que cal mais vagabunda esta que você comprou!
A cal, também chamada cal viva, cal virgem ou óxido de cálcio, é a substância de fórmula química CaO. Em condições ambientes, é um sólido branco e alcalino. É obtida pela decomposição térmica de calcário.
“Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.
“Omelete” é uma palavra derivada do francês omelette – que por sua vez veio do latim, sendo uma junção das palavras “ovo” e “lâmina”. No país europeu, omelete é tratado no feminino, e seria portanto “a omelete”. É por isso que alguns dicionários, como o Aurélio, dizem que devemos nos referir ao prato desta forma.
Resposta: ”Soja” é um substantivo feminino: a soja - é uma redução ou uma maneira simplificada de falar em feijão-soja, que neste caso é substantivo masculino: o feijão-soja. Daí é que também se ouve ”o soja” : a palavra feijão fica subentendida. Mas o ideal é manter a diferenciação de gênero.