A tendência para o mercado é que, mesmo com os avanços tecnológicos e novas formas de atendimento, a telefonia fixa passe para um novo patamar, com mais possibilidades, menor custo e uma combinação mais eficiente entre o tradicional e o digital.
Além disso, segundo a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) até 2025 não será mais possível contratar linha de telefonia fixa. Isso porque, seguindo o projeto de lei 79 que atualmente se encontra parado no Congresso, a concessão de telefones fixos no Brasil será cessada.
As linhas residenciais poderão ser substituídas por celular, mas terão que ter um plano de preço equivalente ao plano básico atual da telefonia fixa. Os 213 mil orelhões terão que ser mantidos pelo menos até 2025.
No futuro, espera-se que a telefonia digital se torne ainda mais integrada a outras tecnologias, mais móvel, mais personalizada, mais segura e mais econômica. As empresas que investirem nessa tecnologia estarão preparadas para atender às demandas do mercado e se destacar da concorrência.
O número de usuários de telefones fixos caiu 38,7% nos últimos dez anos, mas a tendência de queda é verificada apenas entre pessoas físicas. Nas empresas, porém, o número se mantém estável.
Qual o futuro da telefonia fixa e das ferramentas da internet?
Qual operadora ainda tem telefone fixo?
As principais operadoras que oferecem planos de telefone fixo são NET Fone, Vivo Fixo, Claro Fixo, Oi Fixo e TIM Fixo. Todas elas têm planos de telefonia fixa residencial e para empresas.
Agora, ao testemunhar a evolução do aparelho, o engenheiro prevê que no futuro, os smartphones servirão como uma extensão do nosso corpo, instalados na nossa pele com poderosos microchips e sensores. “A próxima geração terá o telefone embutido sob a pele de seus ouvidos”, projeta.
Após a aprovação pela Anatel, a Oi continuará oferecendo telefonia fixa até 2028 em áreas sem alternativa de comunicação. Como contrapartida, a empresa deverá fazer investimentos de R$ 5,8 bilhões, incluindo a instalação de rede Wi-Fi em 4 mil escolas.
Ao mudar para o regime de autorização, a Oi ficará desobrigada de manter a telefonia fixa, o que vai render uma economia relevante. A operadora também se tornará dona dos bens reversíveis - como imóveis de centrais telefônicas e redes de cobre - podendo colocá-los à venda.
Mas, a sua principal desvantagem é que este tipo de telefone não permite mobilidade, pois está conectado a um cabo que não permite que este seja solto, assim, não propiciando que o usuário se locomova por outros lugares enquanto fala ao telefone.
O PABX Virtual representa hoje a evolução da telefonia fixa para um novo modelo de mercado. O sistema funciona de forma digital, com a possibilidade de criação de ramais de atendimento, direcionamento de ligações e várias outras funcionalidades já conhecidas pelos sistemas tradicionais.
A Anatel aprovou a mudança da Oi do regime de concessão para o de autorização. A Oi continuará oferecendo telefonia fixa até 2028 em áreas sem alternativa de comunicação. A operadora focará na Oi Soluções, voltada para serviços corporativos de TI e conectividade.
Li-Fi: Internet à velocidade da luz. A tecnologia Li-Fi permitirá que você se conecte à Internet usando a luz de lâmpadas, iluminação pública ou televisões de LED. Além de ser mais barata, segura e rápida que o Wi-Fi, não precisa de um roteador.
Uma solução pode vir de uma tecnologia chamada “óptica de espaço livre” (FSO), que usa lasers para transferir dados pelo ar. Ela foi usada de forma pioneira pela Nasa na década de 1960 e, há décadas, é vista como uma possível mudança radical para a infraestrutura da internet.
AI Pin, o curioso aparelho que tem a proposta de substituir o celular 😲 O dispositivo conta com inteligência artificial capaz de realizar uma série de atividade e foi visto na #MWC2024 .
O que vem depois do smartphone? Após 15 anos como protagonista da nossa vida digital, em breve o celular deve começar a dar lugar a um novo eletrônico: os óculos inteligentes. É a aposta de alguns gigantes da tecnologia, da Apple ao Facebook.
O plano de telefone fixo mais barato atualmente é o Claro NET ilimitado Brasil total que custa a partir de R$35,00 por mês. Este serviço da Claro Fixo não possui fidelidade e você pode fazer ligações ilimitadas para outros fixos e celulares locais.
O telefone fixo é uma linha residencial ou comercial que pode funcionar tanto a partir de planos como por valor da chamada. Com os modelos vendidos hoje, ele é semelhante ao celular — só que tem uma base de carregamento e costuma ficar no ambiente interno de uma casa, loja ou escritório.
Como posso transformar meu telefone fixo em móvel?
A portabilidade pode ser realizada somente dentro do mesmo tipo de serviço. Ou seja, um número de telefone fixo não pode virar telefone móvel ou vice-versa.