Qual o foco da educação especial?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Qual é o foco da educação especial?

A educação especial tem como foco os alunos que se enquadram em categorias previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste caso, estão aqueles que exigem um atendimento educacional especializado, que tem como objetivo dar autonomia e independência ao aluno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em eadradiante.com.br

Qual deve ser o foco do ensino de pessoas especiais?

O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em todospelaeducacao.org.br

Qual o intuito da educação especial?

A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seduc.ce.gov.br

Quais são os 4 pilares da educação especial?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber

Quais são os três princípios da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br

Quais são as 4 fases da educação especial?

Quais são as diferenças entre exclusão, segregação, integração e inclusão?
  • Segregação. ...
  • Integração. ...
  • Inclusão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em eureca.me

Qual é o principal objetivo da educação especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que é AEE?

O atendimento educacional especializado (AEE) é a mediação pedagógica que visa possibilitar o acesso ao currículo pelo atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, público da educação especial, devendo a sua ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que diz a LDB sobre a educação especial?

Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que a BNCC fala da educação especial?

A BNCC reconhece a diversidade dos alunos e a necessidade de promover uma educação inclusiva que atenda às necessidades de todos. Para as crianças com deficiência intelectual, a BNCC destaca a importância de trabalhar habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e cooperação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apaecuritiba.org.br

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em totvs.com

O que diz a Lei de inclusão?

Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Qual o foco atual da educação inclusiva?

O princípio fundamental da Educação Inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de qualquer diferença, sendo que as escolas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem, garantindo uma educação de qualidade para ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seer.ucp.br

Qual a importância da educação especial?

Assim, o objetivo da educação especial é adaptar o sistema educativo, de modo a dar condições de acesso ao ensino para pessoas com deficiência, seja em escolas regulares ou escolas especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.imaginie.com.br

Quem tem TDAH tem direito ao AEE?

1º – Fica assegurado o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), na rede pública estadual de ensino, para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em almg.gov.br

Quais são os 4 eixos principais do AEe?

Quais são os principais eixos do AEE?
  • identificação das necessidades dos alunos;
  • criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
  • produção de materiais acessíveis e adaptados;
  • compra de ferramentas e demais materiais de apoio;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.lyceum.com.br

O que é o pei?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diversa.org.br

Qual é o principal objetivo do AEE?

DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Quais são as três categorias da educação especial?

Categorias da Educação Especial
  • 1- Dependentes. São aqueles atendidos somente em clínicas. · Ausência quase total da linguagem. ...
  • 2- Treináveis. São aqueles que freqüentam escolas especiais. · Capacidade de defender-se dos perigos. ...
  • 3- Educáveis. São aqueles que freqüentam classes especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em construirnoticias.com.br

Qual é a diferença entre educação especial e educação inclusiva?

A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiaderodas.com

O que significa o termo "educação especial"?

“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em barcelonasuperficies.com.br

Quais são os 4 processos da inclusão?

Ao explicar o processo de inclusão/integração educacional denota quatro fases que ocorreram ao longo do desenvolvimento da história da inclusão são elas: fase de exclusão, segregação institucional, integração e inclusão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Quais são as 3 etapas da educação?

Então, para que seja possível elaborar programas que levem em consideração os espaços temporais e pedagógicos da vida do aluno ao longo do tempo, esse período de vida escolar divide-se em três etapas: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Sendo assim, entenda melhor cada uma delas!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.superprofessor.com.br