Aos poucos, os dois acabam se envolvendo, e Ricardo ajudará Imaculada a se livrar do assédio de Artur da Tapitanga. Na reta final, o coronel acaba se casando com Filó (Cristina Galvão), que controla as “rolinhas” do fazendeiro e fará com que ele ande na linha.
Suzanne Seixas Thorson, a Maria do Céu de 'Tieta, , uma das meninas do coronel., hoje é empresária que mora nos Estados Unidos. Em 'Tieta', o coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) vive em torno de suas rolinhas, como o veterano chama suas acompanhantes.
Carmosina termina a trama com Gladstone. Mesmo após cumprir o combinado com Tieta, o caminhoneiro continua ao lado de Carmosina. Os dois se apaixonam de verdade e no final do folhetim terão uma filha.
Na história, Filó se torna conselheira de Imaculada (Luciana Braga). No final, a empregada salva o Coronel Artur da Tapitanga de ser preso e exige que ele se case com ela. Assim, ela passa a mandar na fazenda e contrata vários rapazes para serem seus “rolinhos”.
Tonha (Yoná Magalhães) terá um final feliz em Tieta. A personagem muda de vida após ficar viúva e engata algumas paixões. Depois de uma desilusão, ela finalmente encontra o amor com um bonitão no desfecho da novela, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo.
Depois de uma viagem para São Paulo, Tonha retorna a Santana do Agreste com um novo visual, ostentando cabelos soltos e roupas sensuais. Além disso, ela encontrará um novo amor, envolvendo-se com Arturzinho (Marcos Paulo), filho do Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura).
Ela decide não se prender a ninguém, e escolhe seguir sozinha, reafirmando sua liberdade e rejeitando qualquer dúvida que possa comprometer sua independência. A protagonista chega a se envolver com o próprio sobrinho, Ricardo, mas apesar da paixão, eles não dão continuidade à relação por dificuldades.
Gladstone é solto, e conta a Tieta e Carmosina onde esteve e vai embora, mas promete voltar. Perpétua inicia a reunião de família sem Tieta e diz que é a nova chefe da casa.
Cinira, que treme toda diante de um homem, vai ceder às investidas de Jairo (Elias Gleizer), que propõe casamento à donzela. Os dois se casam na reta final e partem para a lua de mel, retornando à cidade alguns capítulos depois. Já Amorzinho vai superar a viuvez e engatar um romance com Amintas (Roberto Bonfim).
Ascânio expulsa Helena devido ao conteúdo da carta. O personagem se revolta com a descoberta e afirma que não quer mais a mulher dentro de sua casa. Helena tenta convencer o ex-marido de que ele está enganado e esse não é o motivo de sua volta, mas ele não cai em seu papinho e exige que ela saia.
No desfecho da trama, Helena encontrará um dossiê contra Tieta (Betty Faria), mas antes que consiga usá-lo, será surpreendida por Perpétua (Joana Fomm). A beata a flagrará com o documento e dará uma surra nela para recuperá-lo.
Decidida a mudar sua trajetória, ela parte para São Paulo ao lado de Gladstone (Paulo José), amigo de Tieta. Na cidade grande, transforma suas experiências em histórias e alcança sucesso como escritora. Já no final da trama, Imaculada retorna a Santana do Agreste como uma mulher independente e reconhecida.
Ela vive suspirando pelos cantos, lamentando por não ter achado um homem para ser seu marido. Tieta, portanto, se compadecerá do drama da amiga e dará um jeito de ajudá-la. Ela contratará Gladstone, caminhoneiro interpretado por Paulo José (1937-2021), para um serviço especial.
A moça também teve problemas com a polícia por causa de um ex-namorado criminoso. Esse foi um dos motivos pelos quais Tieta a levou consigo para Santana do Agreste. Ascânio ficará abalado com a revelação, mas o amor falará mais alto, e eles ficarão juntos.
No entanto, Tieta surpreende ao não ficar com nenhum deles. No final da trama, a protagonista opta por seguir sozinha, reafirmando seu desejo de liberdade e independência. Ela deixa Santana do Agreste para trilhar novos caminhos, fiel ao espírito livre que sempre guiou sua vida.
Mulher de branco em Tieta, Claudia Alencar não sabia que seria a ninfomaníaca. Responsável por viver a mulher de branco em Tieta (1989), Claudia Alencar não sabia que sua personagem, Laura, seria desmascarada como a ninfomaníaca que atormentava os homens nas noites de Santana do Agreste.
Dário, que rivaliza com Ascânio (Reginaldo Faria), não imagina o segredo de sua esposa, Laura (Cláudia Alencar), a Mulher de Branco. A personagem ninfomaníaca, causou confusão ao atacar os homens da cidade sem que ninguém soubesse de sua verdadeira natureza.
Interpretando o vigarista Gladstone em Tieta, o ator Paulo José viveu, por mais de 28 anos, com uma doença que chamou de degenerativa, progressiva e irreversível.
Quem é dono do Mangue Seco em 'Tieta'? No final de 'Tieta', uma grande surpresa também toma conta do vilarejo. O púbico descobrirá que Tonha é a dona do Mangue Seco, local onde Arturzinho quis construir a fábrica. Em uma virada triunfal, Tonha ficará surpresa por descobrir ser milionária.
A artista, considerada uma das musas da televisão nas décadas de 1980 e 1990, hoje mora fora do Brasil. Mudou-se para Portugal, onde recomeçou a vida e trabalha ainda como atriz. Ela estreou na Globo em Elas por Elas (1982) e logo ganhou mais espaço e repercussão na emissora.
Depois de dar uma lição na megera, a “cabrita” vai revelar a todos o que a beata escondia de todos dentro da caixa branca que guarda no armário. Todos então vão saber que Perpétua escondia ali as partes íntimas de seu falecido marido, o major.