O peru é um item consagrado em uma tradicional ceia de Natal. Mas, apesar de o macho levar a fama, quem realmente é a protagonista das receitas é a fêmea. A explicação disso está na diferença de tamanho entre as aves. As peruas crescem menos que os machos.
As palavras agudas terminadas em -u precedido de consoante não levam acento gráfico. Por essa razão, tal como o animal, Peru, nome do país da América Latina, também não é acentuado.
O professor Pasquale explica que a tradição da língua sempre registrou 'elefanta' ou 'aliá'. 'Elefoa' só o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras registra.
O peru tem um sabor mais acentuado, além de não ser um animal modificado geneticamente; por outro lado, o chester costuma ser mais macio e suculento e tem mais carne nas coxas e peito.
Pomba deriva do latim palumba; é a fêmea do pombo e é um nome comum a várias aves da família dos columbídeos, aves que têm o torso mais curto que o dedo anterior médio.
O peru é uma ave que se alimenta de grãos e insetos. Tanto o macho como a fêmea têm a cabeça e o pescoço descoberto de penas. Geralmente as suas penas têm coloração preta, castanha ou até mais clara. Somente o macho possui um apêndice carnoso sobre o bico chamado carúncula.
Na verdade, o Chester não é uma espécie , mas sim uma marca registrada. Trata-se de uma linhagem de frango originária da Escócia, trazida para o Brasil na década de 1980. Sua criação se concentra em Mineiros, Goiás, e o processo é mais longo do que o de um frango comum.
Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.
Jacaré é um substantivo epiceno, ou seja, trata-se do nome de um animal que possui só um gênero gramatical, para se referir ao sexo pronuncia jacaré macho ou jacaré fêmea. Diz-se jacaré fêmia.
Qual o feminino de sapo? O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
A palavra peru, do século 16, teve origem num topônimo: o Vice-reino do Peru, uma das subdivisões da América Espanhola, de onde se acreditava que o bicho era oriundo.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada e o seu destino é o lixo. Quanto às pipocas que estouraram: são adultos que voltaram a ser crianças e sabem que a vida é uma grande brincadeira. E quanto a você, já estourou ou o seu destino é ser um piruá?
O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.
Piruar = agir como um peru que rodeia seu terreiro buscando algo, piruar significa querer ou almejar alguma coisa, e empregar certo esforço em consegui-lo, muitas vezes sub- repticiamente.