Uma gladiadora ou gladiatrix (gladiatrizes plural) é o equivalente feminino do gladiador da Roma Antiga. Como suas contrapartes masculinas, as gladiadoras lutavam entre si, ou animais selvagens, para entreter o público em vários jogos e festivais.
Pesquisadores afirmam que há evidências de que mulheres também eram gladiadores em lutas na Roma Antiga. Ainda se sabe pouco sobre a história dessas guerreiras, mas a estatueta de uma “gladiatrix”, termo para o equivalente feminino de gladiador, revela um pouco sobre a existência das mulheres que lutavam.
Samnitas. O mais antigo tipo de gladiador, foi chamado assim pois utilizava equipamentos deixados pelos guerreiros Samnitas (inimigos de Roma nos primórdios da república). ...
O protagonista, vivido por Crowe era totalmente ficcional. Seu personagem, Maximus, era baseado principalmente nos generais romanos, bem como nos próprios gladiadores e na vida que levavam. Já quando falamos da sequência de 2024, o protagonista do longa, Lucius Verus II, vivido por Paul Mescal, realmente existiu.
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é uma das estruturas mais icônicas da Roma Antiga. A Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento geral baseada no Reino Unido) diz que sua construção começou entre 70 e 72 d.C., durante o governo do imperador Vespasiano. Ele foi concluído em 80 d.C.
Spartacus morreu como viveu, um guerreiro até o fim sangrento. Mas seu nome ficou registrado na história como o mais famoso de todos os famosos gladiadores do Coliseu, milhares de anos depois.
A história contada no filme é uma ficção cuja composição concentra em poucos atores os diversos elementos e indivíduos que coexistiram na mesma época. No ciberépico, os roteiristas editam os personagens. Marco Aurélio, Cômodo e Lucila existiram de verdade; os demais personagens, inclusive Maximus, são fictícios.
A política do Pão e Circo, tinha como objetivo o apaziguamento da população, na sua maioria, da plebe, através da promoção de grandes banquetes, festas e eventos esportivos e artísticos, assim como subsídios de alimentos (distribuição de pães e trigo).
Uma gladiadora ou gladiatrix (gladiatrizes plural) é o equivalente feminino do gladiador da Roma Antiga. Como suas contrapartes masculinas, as gladiadoras lutavam entre si, ou animais selvagens, para entreter o público em vários jogos e festivais.
Como seria a vida de uma mulher no Império Romano?
A mulher romana, além de desempenhar os afazeres domésticos, cuidar da casa, etc, tinha também a incumbência de educar os filhos até os sete anos, independente do sexo, ensinando-os a ler, escrever, recitar versos, etc.
Alguns gladiadores eram criminosos, ou prisioneiros de guerra, condenados a morrerem em combate, mas a maioria eram lutadores profissionais, como futebolistas ou pugilistas da Antiguidade. Alguns tinham famílias à sua espera fora da arena.
Gladiador II se passa anos depois do filme original, durante o reinado dos co-imperadores Caracalla (interpretado por Fred Hechinger) e Geta (Joseph Quinn) no início do século III d.C.
As lutas, contudo, continuaram por mais um século na irregularidade. Somente o papa Inocêncio I e o imperador Honório que conseguiram decretar o fim definitivo da luta de gladiadores.
No fim da jornada épica de Gladiador, Maximus, o personagem de Russell Crowe, morre após vencer a batalha contra Commodus. O desfecho vê o ex-general ir para o além ficar com a família dele, que foi assassinada pelo imperador. O final é perfeito para a jornada épica em Gladiador.
Narciso (nascido no século II d.C.) foi um atleta romano, provavelmente um lutador, do século II d.C. Ele assassinou o imperador romano Cômodo em 192 d.C.
Espártaco (ou Spartacus) foi um famoso escravo que viveu entre a civilização romana e contra ela se rebelou, comandando uma revolta que agrupou cerca de 70 mil escravos. Durante três anos, entre 73 e 71 a.C., Espártaco e seus seguidores enfrentaram várias legiões do exército romano, vencendo-as em vários momentos.
O Coliseu tinha como objetivo o entretenimento dos cidadãos romanos. Logo, ele era palco dos jogos romanos, que eram atrações geralmente muito violentas. Os jogos eram financiados pelo imperador e pela nobreza. No seu começo, tinham um caráter religioso, mas isso logo se perdeu com o aumento da popularidade.
Espártaco (em latim: Spartacus; em grego: Σπάρτακος; ca. 109 a.C. – ca. 71 a.C.) foi um gladiador de origem trácia que viveu na República romana e foi o líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga, conhecida como "Terceira Guerra Servil", "Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores".
Arena foi palco de diversas formas de entretenimento - na concepção romana da palavra. Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens.
O que destruiu parte do Coliseu foram os diversos terremotos que atingiram a região. Estima-se que o primeiro tremor que o monumento enfrentou aconteceu entre 523 e 526 d.C. Na primeira metade do século IX, um abalo sísmico derrubou as colunas do piso superior.
A Pax Romana foi um período de paz e prosperidade que aconteceu de 27 a.C. até 180 d.C. Tinha como objetivo reforçar o poder romano nas províncias dominadas.