Qual é a raiz do orgulho?
A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais. Deles nós temos herdado nosso próprio desejo carnal vazio, que anseia a presença do doce hóspede da alma, que é o Espírito Santo de Deus.O que é o orgulho espiritual?
O orgulho espiritual é a maior porta de acesso da fumaça que sobe do abismo para obscurecer a mente e perverter a capacidade de julgar, bem como é o principal instrumento com o qual Satanás assalta os crentes, a fim de obstruir a obra de Deus.O que Deus diz sobre o orgulho?
A Bíblia diz que o orgulho antecede a queda: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.”O que Deus pensa do orgulho?
O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.ORGULHO ESPIRITUAL - JONATHAN EDWARDS (1703 – 1758)
Quais são os dois tipos de orgulho?
O orgulho autêntico relaciona-se a sentimentos de alegria e prazer experienciados após se obter sucesso em realizar uma ação. O orgulho arrogante refere-se à dificuldade em admitir erros e a sentimentos de superioridade.Qual é o pecado do orgulho?
O orgulho é considerado o mal supremo. Ao lado dele os outros vícios – falta de castidade, raiva, avareza, vaidade – se tornam pequenos. É pelo orgulho o diabo se tornou diabo. A presunção leva aos outros vícios.Quais são os frutos do orgulho?
Com efeito, o orgulho não passa de uma triste ilusão, de um engano a respeito de si mesmo e de Deus. Consiste no desejo do homem querer atribuir-se algo que não lhe pertence. O orgulho gera presunção, vanglória, arrogância, vaidade, ambição, entre outras perversões.Qual é o poder do orgulho?
O orgulho é considerado o mais severo dos pecados capitais, pois tem o poder de "cegar" a pessoa. Isso porque faz com que ela viva em uma ilusão, em realidade que existe apenas em sua cabeça.Quais são os sintomas do orgulho?
7 Sinais de Orgulho
- O orgulhoso não reconhece os seus erros e não aceita repreensão. ...
- O orgulhoso não pede ajuda. ...
- O orgulhoso não pede perdão. ...
- O orgulhoso não se submete facilmente. ...
- O orgulhoso gosta de sua independência, aliás, ele odeia depender dos outros.
Onde o orgulho leva?
O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.Onde nasce o orgulho?
Essa constatação também sugere que o orgulho faz parte da nossa formação evolutiva - ou seja, não é algo ensinado socialmente. De acordo com um novo estudo, quando pretendemos sentir orgulho de algo é porque esse sentimento evoluiu para nos proporcionar - e às pessoas à nossa volta - benefícios sociais.O que leva uma pessoa a ser orgulhosa?
Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.Como vencer o orgulho segundo a Bíblia?
O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.O que Jesus falou sobre o orgulho?
O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. A Bíblia diz em Lucas 18:14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”Qual o perigo do orgulho?
O PERIGO DO ORGULHO. O orgulho é a origem de todos os pecados da humanidade e o mais nocivo deles. O orgulho faz a pessoa querer reconhecimento dos outros, aplausos. O orgulhoso se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito, ele gosta do afago, do elogio, da homenagem, ele anseia pela honra humana.Deus gosta do orgulho?
Provérbios 16:5-7 NTLHO SENHOR detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum. Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o SENHOR escapa do mal. Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.