Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
Esse detalhe etimológico já nos dá uma pista importante sobre o seu gênero, mas, mais do que isso, é o uso consagrado na língua portuguesa que nos indica qual é o correto. E a resposta é: “alface” é uma palavra feminina.
Resposta: ”Soja” é um substantivo feminino: a soja - é uma redução ou uma maneira simplificada de falar em feijão-soja, que neste caso é substantivo masculino: o feijão-soja. Daí é que também se ouve ”o soja” : a palavra feijão fica subentendida. Mas o ideal é manter a diferenciação de gênero.
A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO... Por fim, vamos comentar duas palavras que, por terminarem com a letra A, muitas pessoas acham que são femininas, mas não são.
Está na hora de acabar com esta dúvida de português. Sem enrolação e sem piedade, esta palavra é um substantivo masculino, portanto, a versão correta é “o dó“.
“Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.
Mousse é uma palavra de origem francesa que, tal como na origem, entrou na língua portuguesa no feminino. O dicionário Houaiss como o da Academia das Ciências de Lisboa registam já a forma aportuguesada musse.
O que acontece se eu comer só alface todos os dias?
O consumo regular de alface ajuda a diminuir a retenção de líquidos, pois é um vegetal rico em água, de forma que a cada 100g existem 95,9 gramas de água, o que ajuda a estimular a eliminação do excesso de água pela urina.
A celulose está presente em qualquer vegetal, mas em quantidades diferentes. Na grama e no capim, há muita celulose, que os humanos não conseguem digerir. Já as vacas e demais ruminantes têm um estômago adaptado para a digestão de grande quantidade de celulose.
Os vegetais folhosos, como espinafre, bertalha, acelga, rúcula, alface e couve são ricos em fibras com propriedades laxantes, soltando o intestino. Além disso, quando esses vegetais são consumidos crus, fornecem ótimas quantidades de água, facilitando a eliminação das fezes.
Normalmente, quem exerce a função de vigilância nos estabelecimentos comerciais ou instalações militares é um homem. Mesmo sendo homem, macho, do gênero masculino, quando presta serviços de vigia nesses postos de serviço, deve ser tratado pelo gênero feminino: a sentinela.