Qual o correto entre mim e Deus ou entre eu e Deus?
Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.
Por isso, quando for escrever essa oração, a maneira correta é “entre mim e ele”, por mais que pareça estranho para algumas pessoas. O “eu” só pode ser usado caso um verbo esteja presente logo após o termo, como é o caso da frase: “não tem problema entre eu lavar a roupa e ele não fazer nada”.
Qual é o certo entre eu e você ou entre mim e você?
O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal. Obedecendo a esse princípio, a segunda oração está adequada!
Regra: Use "mim" quando o pronome é o complemento do verbo, nunca como sujeito. Geralmente, é precedido de preposições como "para", "de", "a", "com", "por". Verbos no Infinitivo: Quando seguido de um verbo no infinitivo (forma base do verbo), use "mim" como complemento, mas "eu" como sujeito.
Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»
Qual a forma correta de escrever: "meu marido e eu" ou "eu e meu marido"?
Neste caso, a frase “meu marido e eu” é, como você disse, na verdade o objeto da frase. Isso significa que a forma correta de escrever é “eu e meu marido”, então você está certo.
Qual a diferença? Na primeira, o verbo ir está conjugado no presente (algo que está acontecendo); na segunda, no futuro do presente (algo que acontecerá). Porém, ambas as frases dizem a mesma coisa: "vamos encaminhar" ou "iremos encaminhar" indica algo que será executado.
A forma correta é “entre mim e ele”. Após preposições como “entre”, usamos pronomes pessoais oblíquos, como “mim”, e não pronomes pessoais retos, como “eu”.
Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)
Qual é o correto entre eu e você ou entre mim e você?
Vejamos a pergunta que dá título ao texto: Entre eu e você ou entre mim e você? Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.
Se um pronome de primeira pessoa não coordenado for o objeto, ele deve ser eu: Jane me chamou de nomes horríveis, e eu adorei, não *Jane me chamou de nomes horríveis, e eu adorei.
3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).
a pessoa EU, dirige-se ao recep- tor, representado pelo pronome de 2. a pessoa TU, para falar de seres, objetos ou fatos que serão representados pelo pro- nome de 3. a pessoa ELE.
“Para mim” apresenta o pronome pessoal do caso oblíquo “mim”, usado como objeto do verbo, ou seja, quando a 1ª pessoa sofre a ação do verbo. “Para eu” apresenta o pronome pessoal do caso reto “eu”, usado como sujeito do verbo, ou seja, quando a 1ª pessoa realiza a ação do verbo.
Qual a diferença entre "me atender" e "mim atender"?
O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição. Calma!
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).