Debaixo é um advérbio que significa «em posição ou lugar inferior» e é equivalente a sob: – A bola está debaixo/ sob a mesa. De baixo é uma locução adverbial equivalente a «de um nível inferior»: – Pintei a parede de baixo para cima.
Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio.
“De baixo” é empregado como oposição da palavra “cima”. Isto é, aquilo que é contrário de “cima”, que está na parte de baixo. Exemplos: Ele deveria pintar a parede de baixo para cima.
O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso. Na lista de convocados, seu nome está abaixo do meu.
As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.
Debaixo é um advérbio que significa «em posição ou lugar inferior» e é equivalente a sob: – A bola está debaixo/ sob a mesa. De baixo é uma locução adverbial equivalente a «de um nível inferior»: – Pintei a parede de baixo para cima.
Quando devo usar "abaixo" e quando devo usar "a baixo"?
Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.
Já de baixo, escrito assim separadamente, é menos usual e só deve ser empregado quando a ideia é fazer oposição à palavra “cima”. De baixo nem sempre precisará de um complemento.
Quando a expressão debaixo é escrita junto, trata-se de uma composição por justaposição, fruto de duas palavras (de + baixo). Grafada dessa maneira, assume a posição de advérbio de lugar.
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Qual a diferença entre “encima” e “em cima”? A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
A palavra debaixo é advérbio de lugar e grafada junto. De baixo é formado pelo adjetivo “baixo” precedido da preposição “de”, por isso, grafa-se separadamente. Veja alguns exemplos como advérbio de lugar: As chaves estavam debaixo da mesa.
Qual a diferença entre embaixo junto e em baixo separado?
Se você chegou até aqui, provavelmente a versão do termo que está buscando é “embaixo“. Este é um advérbio de lugar, usado para localizar algo espacialmente. É sinônimo de “debaixo” e antônimo (contrário) de “em cima”. Portanto o macete é simples: quer dizer que algo está “debaixo” de outra coisa, use “embaixo” junto!
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
“Embaixo” ou “em baixo”? Quando escrever junto e quando escrever separado? Muita gente se confunde, mas é fácil saber quando usar cada um: “embaixo” é advérbio e “em baixo” é uma preposição junto com um adjetivo.
Debaixo d'água a comunicação depende de um pouco de prática. É preciso falar lentamente, coordenando os ciclos de respiração e fala. Para facilitar a compreensão, é melhor utilizar um vocabulário simples e padronizado.
Quantos minutos uma pessoa pode ficar debaixo d'água?
Um minuto debaixo da água já parece muito, né? Principalmente para quem não está acostumado a segurar a respiração. Mas para os povos bajau, do sudeste asiático, esse pode ser só o aquecimento. Alguns desses chamados "nômades do mar" conseguem ficar até 13 minutos submersos, como afirma a revista National Geografic.