Semirreta: Uma semirreta é uma parte da reta, ela tem início, mas não tem fim. Utilizamos letras maiúsculas para indicar o ponto de início da semirreta e um ponto pelo qual essa semirreta passa. A notação para semirretas é: Segmento de reta: Um segmento de reta é uma parte da reta, ele tem início e fim.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.
O que é plano? Trata-se de uma figura geométrica que não possui definição e, por isso, é chamada de primitiva. É compreendido como uma superfície plana que não faz curva. Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado.
Ponto, reta, plano e espaço são as noções primitivas da Geometria. Esses objetos não possuem definição, mas precisam existir para dar base para as definições geométricas.
O plano é um conjunto de retas dispostas lado a lado de modo que não haja espaços entre essas retas e que ele também seja infinito, além de não descrever qualquer curva.
Uma linha curva é um tipo de linha que se dobra continuamente em diferentes direções sem formar ângulos. Ela não é reta e pode assumir várias formas, tais como um círculo, espiral, onda, ou qualquer outra forma não linear.
Ângulo raso: Ângulo que mede exatamente 180 graus, os seus lados são semirretas opostas. Neste caso os seus lados estão localizados sobre uma mesma reta.
Segmentos de reta possuem fundamento parecido com o da semirreta. A diferença está no fato de o segmento de reta possuir início e fim, diferentemente da semirreta, que só possui um ponto de início, mas não possui fim.
Uma linha reta ou, simplesmente, uma reta é uma linha que, à semelhança de outros elementos geométricos como, por exemplo, o ponto, não tem uma definição matemática rigorosa. Em termos simples poderá dizer-se que se trata de uma linha sem curvatura ou sinuosidade, sem espessura e de comprimento infinito.
Semirretas: Um ponto O sobre uma reta s, divide esta reta em duas semirretas. O ponto O é a origem comum às duas semirretas que são denominadas semirretas opostas. O ponto A é a origem da semirreta que contém os pontos A e B e também é a origem da semirreta que contém os pontos A e C, nas duas figuras saeguintes.
Conhecemos como bissetriz a semirreta interna de um ângulo traçada a partir de seu vértice, dividindo-o em dois ângulos congruentes. A bissetriz é a semirreta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes.
Qualquer figura que pode ser construída dentro de um plano, mas não pode ser construída em uma reta, é uma figura plana. Por essa razão, figuras bidimensionais são denominadas de figuras planas.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.
Vertical pode ser a linha de prumo usada pelos pedreiros ou a imaginária, alinhada exatamente como a linha de direção da força da gravidade e o prumo, e consequentemente perpendicular ao horizonte (preferencialmente) marítimo, considerando-o um referencial sobre a terra ou corpos semelhantes.
Assim, dizemos que pontos colineares são aqueles pertencentes a uma mesma reta. E três ou mais pontos serão chamados de não-colineares caso não consigamos traçar uma única reta que os contém.
A Geometria, área de estudo da Matemática, é dividida em: Geometria Plana, Espacial e Analítica. Geometria é uma palavra de origem grega que significa: “geo”, terra, e “metria”, que vem da palavra “métron” e significa medir.