Em estatística, regressão é uma técnica que permite quantificar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes (variáveis explicativas). A análise da regressão pode ser usada como um método descritivo da análise de dados (por exemplo, o ajustamento de curvas).
A regressão à dependência – diante de um ambiente que ofereça as condições propícias – pode ser considerada como a manifestação dos elementos saudáveis da personalidade, em busca de se desfazer de uma existência baseada no falso si-mesmo e retomar o amadurecimento a partir do si-mesmo verdadeiro.
Regressão, segundo o psicanalista Sigmund Freud, é um mecanismo de defesa que leva à reversão temporária ou a longo prazo do ego para um estágio anterior de desenvolvimento, em vez de lidar com os impulsos inaceitáveis de um modo mais adaptivo.
A regressão é um procedimento em que o paciente é conduzido a recordar – e até mesmo a revivenciar – acontecimentos que tiveram uma carga emocional muito intensa e que tenham gerado bloqueios e conflitos internos.
A regressão se refere a um processo no qual a mente volta a eventos, pensamentos e sentimentos do passado, muitas vezes da infância, que podem estar influenciando seu bem-estar emocional no presente.
"O paciente pode apresentar taquicardia, sudorese, mal estar físico, confusão mental ou manchas pelo corpo", explica. "Isso ocorre porque pessoas despreparadas levam o paciente a reviver momentos traumáticos, mas depois não sabem aplicar a psicoterapia necessária para tratá-lo".
A Doutrina Espírita não estimula as pessoas a fazerem, por simples curiosidade, a Terapia Regressiva de Vidas Passadas. Mesmo os psicólogos que trabalham com regressão apenas a recomendam nos casos graves e em que não houve qualquer resultado positivo depois de usadas as terapias convencionais.
A regressão psicológica é colocada como um recurso substitutivo além do poder de Jesus. A Bíblia, contudo, ensina que Jesus veio para “curar os quebrantados de coração” (Lc 4.18) e, ainda, a “consolar os tristes” (Is 61.2). 2.
Alguns psicanalistas utilizam a técnica da regressão, que consiste em instruir o paciente a buscar na sua mente o exato momento de sua vida que possa ter originado as emoções negativas.
Os tipos de regressão incluem modelos como regressão linear, que assume uma relação linear entre as variáveis, e regressão polinomial, que considera termos polinomiais para capturar relações não lineares.
Há, inclusive, uma explicação biológica para a regressão: como as memórias ficam armazenadas no hipocampo, muitas vezes o esquecimento funciona como um mecanismo de defesa, para proteger alguém que viveu um trauma.
Cintia também pontua que há tipos diferentes de regressão espiritual: uma delas consiste em um médium acessar as suas encarnações e compartilhar aquilo que observou. A segunda, praticada por Balotta, possibilita que o próprio indivíduo resgate imagens e emoções que precisam ser ressignificadas.
A regressão na psicanálise é uma ferramenta que pode ser usada pelo terapeuta da maneira que o mesmo achar eficiente. A diferença está na busca da rememoração como forma de tratamento, e para isso, o trabalho e estudo do profissional intervindo na qualidade de vida do ser humano.
Em estatística, regressão é uma técnica que permite quantificar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes (variáveis explicativas). A análise da regressão pode ser usada como um método descritivo da análise de dados (por exemplo, o ajustamento de curvas).
A regressão é um mecanismo que faz o ego retornar para um ponto do seu desenvolvimento que foi interrompido. Isso pode ter acontecido por causas ambientais, dentre outras coisas. Se o ambiente familiar da pessoa não foi um lugar acolhedor, dificilmente essa pessoa vai conseguir se tornar um adulto saudável.
É possível fazer Regressão sozinho? Existem muitos áudios que ajudam as pessoas a regredir a vidas passadas espalhados pelo YouTube. Contudo, isso não é uma prática recomendável, porque não ter um profissional ao lado pode conferir muitos riscos para a saúde mental e física de uma pessoa.
Se você tiver questões mais imediatas e específicas, como ansiedade, depressão ou problemas de relacionamento, um psicólogo com uma abordagem terapêutica baseada em evidências pode ser mais apropriado. Se estiver interessado em explorar questões mais profundas e inconscientes, a psicanálise pode ser uma opção.
A regressão emocional é um processo psicológico que envolve a volta a estados emocionais anteriores, geralmente associados a traumas ou eventos negativos do passado. É uma forma de reviver e processar emoções não resolvidas, permitindo que a pessoa explore e compreenda melhor suas experiências passadas.
Na verdade, os proíbe (Dt 18,11-12). Quando falamos de cura entre gerações, temos o respaldo da Sagrada Escritura (Rm 7,15; Ez 18,2; Lm 5,7; Ex 20,5-6), da tradição da Igreja (é costume antiqüíssimo da Igreja rezar pelos mortos) e da ciência.
a regressão é uma técnica segura quando conduzida por um profissional habilitado em hipnose clínica e quando utilizada dentro de um processo terapêutico.
O apóstolo Paulo disse em Romanos 12: 2 que somos transformados pela renovação da mente. Muitos de nós pensam que, uma vez que nossa vida seja transformada, nossa mente será renovada. Na verdade, é o contrário. Quando nascemos, a maioria de nós saiu do útero, para este mundo, de cabeça primeiro.
De acordo com o espiritismo, a regressão é uma forma de terapia de autoconhecimento. Por meio de um método de imersão psíquica, os pacientes conseguem relembrar acontecimentos ocorridos em vidas passadas, entendendo a raiz de alguns medos e traumas.
De modo geral, os preços podem variar de R$ 150 a R$ 600 por sessão, mas é importante compreender que esses valores são apenas uma média, e o preço final pode depender de circunstâncias individuais.
A regressão é um processo de recuperação de conteúdos que estão guardados no inconsciente do indivíduo. Isto pode ser feito por meio da hipnose clássica ou simplesmente por uma indução simples que leve a pessoa a entrar num estado de consciência alterado, e assim se permita resgatar aqueles conteúdos.