Já para os homens, o principal hormônio é a testosterona, cujo nível sérico sofre alterações durante as horas do dia, tendo seu pico por volta das 6 h e 8 h da manhã, e um declínio de até 35% durante o dia, voltando a aumentar novamente pelo meio da noite.
Um estudo recente publicado no The Journal of Neuroscience revelou que o funcionamento do cérebro dos homens pode estar associado a um ciclo hormonal de 24 horas. Este ciclo inclui um encolhimento no tamanho entre a manhã e a noite, seguido por uma posterior retomada.
Os níveis de testosterona variam ao longo dos dias e dos anos. Na adolescência e no início da fase adulta, acontece o pico de produção desse hormônio nos homens. No entanto, estudos mostram que, a partir dos 40 anos de idade, a quantidade desse hormônio cai de 1% a 2% por ano em pessoas do sexo masculino.
Todo dia um homem saudável produz milhões de espermatozoides. E não há um tipo específico de ciclo envolvido nisso. Então, Rafa, sua vontade maior de fazer sexo em alguns dias não se deve a um período fértil masculino, e sim a fatores sociais e psicológicos.
Os níveis de testosterona apresentam pico no 2º trimestre e caem até praticamente zero ao nascimento. A produção de testosterona sobe rapidamente durante os primeiros 6 meses de vida, e então os níveis de testosterona permanecem baixos até a puberdade.
EIXO HORMONAL MASCULINO E TESTOSTERONA | DR. MATHEUS AMARAL - UROLOGISTA
O que é cio humano masculino?
A TPM masculina é uma situação em que os níveis de testosterona no homem diminuem, influenciando diretamente no humor, podendo resultar em impaciência, melancolia, tensão, emotividade e estresse, por exemplo.
E de acordo com os especialistas, existe, sim, uma condição hormonal que faz com que os homens apresentem características parecidas com a da TPM, a chamada Síndrome do Homem Irritável. Como suas causas são bem específicas, esse termo se popularizou como a TPM masculina.
Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.
TPM masculina existe? Essa é uma pergunta muito frequente. Mas, apesar de ser impossível um homem cisgênero ter TPM (Tensão Pré-menstrual), no sentido literal da sigla – até porque eles não têm útero ou ciclo menstrual -, os homens possuem variações hormonais que causam sintomas semelhantes aos da TPM nas mulheres.
O "cio" refere-se especificamente ao período do ciclo reprodutivo da fêmea em que esta fica recetiva a acasalar com machos. De acordo com o American Kennel Club, os machos não ficam com o cio; em vez disso, são capazes de reproduzir todo o ano assim que se tornam férteis, a partir dos 6 meses de idade.
Ressalvas feitas, veja algumas escolhas alimentares que beneficiam a fertilidade masculina.
Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. ...
Assim como a maior parte dos hormônios, a sua produção é regular até a idade entre 25 e 30 anos, com o seu pico na idade adolescente. No homem, a testosterona constitui um dos principais anabolizantes naturais responsáveis pelo restauro de inúmeras funções do organismo.
O período fértil masculino começa na puberdade por volta dos 12 anos quando os órgãos sexuais já estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. E irá terminar… somente com a chegada da andropausa, que corresponde a algo similar à menopausa feminina!! Isso ocorre, normalmente, por volta dos 60 anos.
As concentrações sanguíneas de testosterona têm seu pico por volta de 6:00h as 8:00h da manhã e sofre um declínio de até 35% durante o dia, antes de começar a aumentar nova- mente pelo meio da noite [13].
A testosterona é um hormônio esteroide produzido principalmente nos testículos dos homens e, em quantidades menores, nos ovários das mulheres e nas glândulas adrenais de ambos os sexos. Ela é conhecida como o principal hormônio sexual masculino.
Durante a madrugada e o início da manhã, os níveis de testosterona estão no ponto mais alto do dia, atingindo o pico por volta das 5h ou 6h da manhã. Esse aumento hormonal contribui diretamente para a ocorrência das ereções matinais.
Apesar de algumas pessoas recorrerem ao uso de hormônios ou cirurgias de afirmação de gênero, inúmeras não o fazem. Por conta disso, é possível ficar fértil, ovular e menstruar. Ainda, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo também podem menstruar.
Cientistas ainda estudam o que seria a TPM masculina. — Alguns homens apresentam queda do hormônio testosterona, o que pode deixá-los mais irritados, com oscilações de humor, insônia ou depressão. São sintomas parecidos com os da TPM feminina, mas pouco estudados.
No entanto, para os homens, não há um período fértil definido no mesmo sentido que para as mulheres. Isso ocorre porque a produção de espermatozoides nos homens ocorre de forma contínua ao longo de suas vidas.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Existe uma “TPM” para os homens também, e é causado pela queda dos níveis de testosterona. Diferente da TPM nas mulheres, que está ligada a mudanças nos níveis hormonais mensais, a TPM nos homens é mais comumente conhecida como “síndrome do homem irritável”.
O que o homem deve fazer quando a mulher estiver de TPM?
"O homem que reconhece que sua parceira está na TPM pode contribuir para abrandar os sintomas, desde que consiga adiar assuntos mais difíceis e estressantes. Que tal discutir esses assuntos depois ue a mulher menstruar? Exigir controle ou não valorizar os sintomas pode contribuir para exacerbar o quadro.
O mau humor dos homens devido à síndrome de irritabilidade masculina está diretamente relacionado com uma diminuição nos níveis de testosterona, uma das principais opções de tratamento é a terapia de substituição de testosterona.